aifia-pt - Re: [AI] RES: Hotwords e usabilidade

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Frederick van Amstel" <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] RES: Hotwords e usabilidade
  • Date: Wed, 23 Jul 2008 17:10:45 -0300

O problema conceitual do Hotwords é que a escolha do que vai virar
link é feita automaticamente. Por mais perfeito que seja o algoritmo,
não é tão eficiente quanto um editor humano.

Quando a pessoa vê o link no meio do texto, ela imagina que está
diretamente relacionado não à palavra linkada, mas ao contexto
semântico em que o link está inserido. Por exemplo, se eu escrevesse
no meu blog:

Eu estou pensando em doar meus ipods. Alguém quer?

O sistema hotwords, provavelmente colocaria um link em volta de
"ipods" para um site que vende iPods, mas nessa situação, esse link é
simplesmente ridículo. Porque comprar se posso ganhar um? Alguém
poderia clicar nesse link por engano, achando que haveria uma
descrição dos meus ipods e poderia até ficar chateada comigo, porque
eu enganei ela. Isso tudo sem o meu controle.

É por isso que eu não instalo essa coisa.

No caso do Adsense, a escolha dos links também é automatizada, mas o
link está separado do texto e mesmo que os usuários não reconheçam
como anúncios, eles percebem que esses links são relacionados, mas não
fazem parte do texto (digo isso com base em observações em testes de
usabilidade).

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR