aifia-pt - Re: [AI] OFF TOPIC <netiqueta básica>

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: J Bruni <joaohbruni AT yahoo.com.br>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] OFF TOPIC <netiqueta básica>
  • Date: Wed, 18 Jun 2008 12:16:28 -0300

Daniel,

Você tem razão.

Eu acrescentaria que sugestões e idéias para resolver esse problema (que é ignorado por muita gente mas é crítico), por melhores que sejam, são incapazes de resolver o problema, pois ele é um problema de "peopleware" - não importa o quão melhor sejam redigidas e divulgadas as regras de uso. Muita gente simplesmente as despreza, não lê. E muitos dos que lêem simplesmente não absorvem, entra por um olho e sai pelo outro. Acho que é uma questão de educação.

Mas eu queria compartilhar uma experiência como "designer de interação" e de "experiência do usuário" - um caso real, que me fez aprender bastante.

Muitas pessoas usavam o contato de um site institucional para perguntar: "aonde tem uma unidade perto de casa? na minha cidade?"
Essa informação constava no site, embora não tão fácil de encontrar como deveria ser.
Então, nós colocamos no próprio formulário de contato, antes do mesmo, algo mais ou menos assim:

"QUER SABER SE TEM UMA UNIDADE PERTO DE SUA CASA? NA SUA CIDADE?"
"CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A LISTA DE ENDEREÇOS EM TODO O BRASIL"

Um colega já tinha me falado que não ia adiantar nada, que se tem um contato as pessoas contatam, não lêem mais nada.
Eu discordei, ora essa! Um avisão desse, com letras garrafais e o fantástico "clique aqui", quase em cima do formulário?
Pois não é que meu colega estava certo? Mesmo com o aviso, as pessoas continuaram a perguntar "tem uma unidade aqui em Cidade Tal, onde eu moro?" - era como se o aviso não existisse.
Eu fiquei muito impressionado, mas foi uma valiosa lição.

É claro que, apesar de ser um exemplo REAL, vivenciado na prática, ele não é "absoluto", e muitíssimos detalhes estão omitidos. Mas basicamente a experiência foi essa...

Abraços a todos! Estejam felizes!

João Bruni
:-)

Daniel Souza | KNOWTEC.COM escreveu:

Olá pessoas,

Assim com a maioria de vocês,  tenho sérios problemas com sobrecarga de informação inútil.

Faço parte da lista de Ai desde o tempo das candongas. Já saí dessa lista uma vez, e até
conversei com a moderadora sobre a questão de etiqueta básica de lista, e ela me falou
que as regras estão no e-mail inicial e etc,  e que existe um projeto de site
para a lista, que atenderia essas demandas de  “socialização e networking” do grupo.

Acho o trabalho do Guilhermo excelente, fico feliz por ele ter ido para a Try, mas

ninguém precisa saber disso, a não ser ele. É um exemplo claro de e-mail

que vira “lixo” no arquivo da lista. Até mesmo ele se pronunciou pedindo e-mails

diretos.

Me questiono como usuários de uma lista de AI podem ser tão relapsos com regras básicas de

Categorização ( off topic, eventos, jabá) e comportamento (responder

Diretamente, evitar flames)?

Sei que existe sempre a regra “os insatisfeitos que se retirem”, mas já tentei essa

abordagem antes, e estou aqui de volta porque realmente quero contribuir com

a comunidade e “deserdar” não é o caminho.

Não tenho intenção de educar ninguém, só é minha opinião que várias pessoas

tem um tempo limitado e acabam deixando a lista pelos motivos citados acima.

Gostaria que vocês pensassem um pouco sobre isso. E por favor, não respondam

para a lista para polemizar, a não ser que com sugestões e idéias para resolver

esse problema, que é ignorado por muita gente mas é crítico.

um abraço a todos, e bom trabalho

Daniel Souza, o chato.

p.s: polemicas,  somente por e-mail direto.