aifia-pt - Re: [AI] RES: O lugar do Arquiteto

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Guilhermo Reis" <reis AT guilhermo.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] RES: O lugar do Arquiteto
  • Date: Sun, 18 May 2008 23:03:46 -0300

Pessoal,

Acredito que ter arquitetos de informação dentro de empresas depende muito mais das características do mercado e decisões estratégicas da empresa. É a decisão que todo diretor tem que tomar: verticalizar ou terceirizar. A decisão de um ou outro não depende apenas ser foco da atividade da empresa. Existem muitos outros fatores.

Quando o Banco Real decidiu montar uma área de AI, que fazia parte de uma área maior de projetos Web, na época tinhamos uma demanda muito grande de projetos. Por isso nem todos os projetos eram feitos internamente. Muita coisa era feita fora e a área de AI coordenava agências. Como na época isso era estratégico para o Banco Real, da mesma forma que imagino que está sendo estratégico para a Gerdau agora, tinhamos uma área interna dedicada à AI.

O cenário atual do Banco Real mudou. Apesar de ainda ter alguns arqutetos internamente a equipe interna está bem reduzida e eles coordenam o trabalho de agências.

Ah, com relação ao exercício do mapa do Wurman.Aquela é uma linha de trem e não o metro de Tokio. A inspiração desse exercício veio do mapa do metro de Londres (sugestão da Mylene Melly), mas o mapa do metro de Londres é muito grande. O legal do exercício do Wurman é que ele mostra os dois mapas (real e redesenhado) e o mapa é pequeno e por isso dá para ver o conceito com mais clareza. Se eu fosse mostrar o emaranhado de linhas do metro de Tokio ou Londres ia ser muito confuso de apresentar.

Abraços,

......................... Guilhermo
2008/5/17 Uso Design // Bernardo van de Schepop <drops AT usodesign.com.br>:
Pequeno comentário:

<Rafael>
> No sábado lá na Impacta, uma pessoa questionou o Guilhermo sobre o mapa do metrô de Tókio, que usa o ícone do Yin/Yang para ilustrar as estações. Aquele mapa NÃO é o mapa oficial do metrô de Tokyo, é uma abstração que o Wurman fez para simplificar a linha principal, pois são muitas linhas.
</Rafael>

Cudado aqui. O exercício foi feito daquela maneira, e é possivel que
seja funcione daquele jeito, porque, do ponto de vista de quem usa o
metro o que é mais relevante é qual estação está antes e qual está
depois do ponto onde se está naquele momento. Mesmo que tenhamos uma
clara referencia geográfica, uma vez dentro da linha, a relação com o
espaço (geográfico) muda consideravelmente. É pertinente (mesmo que
questionável) para um metrô subterâneo. Não acho que se pode fazer tal
abstração com a sinalização de um parque de esculturas onde a relação
espacial é imprescindeivel para o entendimento da informação.

www.guilhermo.com