aifia-pt - Re: [AI] RES: O lugar do Arquiteto

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Uso Design // Bernardo van de Schepop" <drops AT usodesign.com.br>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] RES: O lugar do Arquiteto
  • Date: Sat, 17 May 2008 18:13:02 +0200

Pequeno comentário:

<Rafael>
> No sábado lá na Impacta, uma pessoa questionou o Guilhermo sobre o mapa do
> metrô de Tókio, que usa o ícone do Yin/Yang para ilustrar as estações.
> Aquele mapa NÃO é o mapa oficial do metrô de Tokyo, é uma abstração que o
> Wurman fez para simplificar a linha principal, pois são muitas linhas.
</Rafael>

Cudado aqui. O exercício foi feito daquela maneira, e é possivel que
seja funcione daquele jeito, porque, do ponto de vista de quem usa o
metro o que é mais relevante é qual estação está antes e qual está
depois do ponto onde se está naquele momento. Mesmo que tenhamos uma
clara referencia geográfica, uma vez dentro da linha, a relação com o
espaço (geográfico) muda consideravelmente. É pertinente (mesmo que
questionável) para um metrô subterâneo. Não acho que se pode fazer tal
abstração com a sinalização de um parque de esculturas onde a relação
espacial é imprescindeivel para o entendimento da informação.