aifia-pt - Re: [AI] O lugar do Arquiteto

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Marcos Müller" <marcoscefet AT gmail.com>
  • To: alexandre AT infinitodigital.com.br, "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] O lugar do Arquiteto
  • Date: Mon, 12 May 2008 12:17:17 -0300

Olá a todos,

Primeiramente gostaria de me apresentar pois sou novo na lista. Tem cerca de um mês que venho a acompanhando. Sou estudante de matematica computacional na ufmg e a um mes fui contratado como arquiteto da informacao juntamente com mais 3 profissionais dois programadores e uma pessoa que será responsavel pela area de usabilidade.
Eu não conhecia acerca do tema de ai antes de ser contratado para tal mas estou gostando muito e tenho lido muito a respeito. Li o livro do urso polar e leio diariamente blogs como o do guilhermo, formagio, alemazzariolli, marin, usabilidoido entre outros.
A empresa onde trabalho não é uma agencia nem produtora mas sim uma empresa do setor terciário da área de TI que tem um "produto chave" que é um sistema de proteção de virus, spam, auditoria de emails e etc. Percebam que é um setor muito específico mas o meu chefe e a empresa como um todo está crescendo e eles mesmo perceberam a necessidade de poder gerenciar melhor o conhecimento e também as informações tanto dentro da empresa quanto para os clientes. Além disso a empresa pretende se preparar para a web 2.0 e lançar um produto já com padroes altos de usabilidade e ai.
Não sei se posso dizer que isso é apenas um fato isolado ou se seria um indício de uma tendência do próprio mercado de considerar a importancia e quiçá da ROI da ai. (pretendo fazer um enorme estudo acerca desse tema quando for mais experiente pois julgo importantissimo esse fato para a inserção do profissional nas empresas)

No mais é isso. Gostaria apenas de parabenizar a todos os profissionais que respondem a esta lista e/ou escrevem em seus blogs pois isso ajuda muito quem está no começo.

Até.

--
Marcos Müller Lopes Fonseca
Arquiteto da Informação - MAV Tecnologia