aifia-pt - Re: [AI] Ajuda - Botão Incluir

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Luciano Rodrigues" <luciano.rodrigues AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Ajuda - Botão Incluir
  • Date: Fri, 18 Apr 2008 13:27:33 -0300

Bom, vamos lá:

- Primeiramente, obrigado pelas dicas.

- Gostei da idéia de colocar o botão Inlcuir em cima e embaixo. O meu problema só continua sendo o layout: como fazer isso sem "quebrá-lo"? Imaginem a situação em que ainda não existe um grid na tela, somente a área de "filtro". O botão Incluir ficaria "jogado" na tela, não?

- A Daniella também deu a idéia de colocar um "Ou clique aqui para incluir um registro". Acho interessante, só esbarro mais uma vez no layout: onde colocar isso? Vou dar uma pensada!

- Quanto à exclusão em massa, não é o caso. A maioria dos itens do sistema (não só desta tela) raramente são excluídos.

- Quanto ao label do Filtrar, tivemos uma pequena alteração de negócio: em algumas telas o grid será apresentado diretamente ao usuário, enquanto em outras o "filtro" será obrigatório. Sendo assim, quando o filtro é opcional, chamaremos o botão de "Filtrar" mesmo, pois ele já possui uma lista de itens na tela e fará um filtro naquela lista baseado nas informações que ele passar (os campos de filtro). Quando o "filtro" é obrigatório, ele na verdade deixar de ser um filtro e passa a ser uma pesquisa, portanto o botão será chamado de "Pesquisar". Neste último caso, continua a regra que eu falei antes: o grid só é exibido depois de feita a pesquisa.

- Quanto ao Incluir, imagine que esta é uma tela onde estou cadastrando os Meios de Transporte disponíveis no meu sistema. Eu posso precisar Alterar, Excluir ou Incluir um novo Meio de Transporte, correto? Para evitar de enviar o usuário para outra tela nos casos de Alteração e Inclusão, estas ações são realizadas no próprio grid, como se você estivesse criando uma nova linha numa tabela ou editando suas informações.

- Quanto às dicas em frente aos campos, acho interessante, mas não sei se é necessário. Este sistema será operado por usuários acostumados ao negócio, já trabalham com isso atualmente de forma off-line e conhecem os termos utilizados. O que acham?

Bom, acho que é isso, deu pra entender melhor? hehehe

Abraços!