aifia-pt - [AI] Ajuda - Botão Incluir

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Luciano Rodrigues" <luciano.rodrigues AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] Ajuda - Botão Incluir
  • Date: Fri, 18 Apr 2008 10:02:24 -0300

Bom dia lista, tudo bem?

Preciso de uma ajuda numa decisão de interface. Para facilitar as coisas, gerei uma imagem a partir do meu wireframe para que possa explicar melhor a situação. Como o e-mail da lista não aceita anexos, publiquei a imagem no Picasa: http://picasaweb.google.com.br/luciano.rodrigues/AI/photo#5190569284010111474 . Vamos lá:

Esta tela faz parte de um sistema web e terei várias situações parecidas com esta, ou seja, uma tela onde vc faz um filtro de informações e o resultado deste filtro é exibido em um grid. No próprio grid temos as opções de Alterar (A) e Excluir (E), num esquema de "grid editável".

A minha questão é em relação ao Incluir. O que acontece: inicialmente a tela exibirá somente os campos de filtro, forçando que o usuário forneça algumas informações para que o sistema não precise trazer toda a base de dados (isto é uma regra de negócio por questões de performance). Após feito o filtro, o grid é exibido. No exemplo que estou enviando, o botão Incluir estaria abaixo do grid, no canto direito. Eu acho que ele funciona bem ali, ainda mais pensando que ao clicar nele, será exibida uma nova linha no grid onde o usuário vai inserir as informações e Inlcuir um novo registro.

Agora os problemas:

- se o usuário quer entrar nesta tela somente para incluir um novo registro, ele precisa fazer um filtro para que o botão Incluir seja exibido

- algumas vezes teremos situações parecidas, porém o grid não será editável, ou seja, o Incluir e o Alterar levarão o usuário para outra tela, pois o cadastro é maior (mais campos) e não cabe no grid. Com isto, talvez o botão Inlcuir no canto inferior direito não faça sentido.

- colocar o Incluir junto ao filtro vai fazer o usuário pensar que o filtro é um cadastro (ele vai preencher o filtro e clicar em Incluir, pensando que está realmente incluindo)

- colocar o botão no início da tela pode quebrar o layout e talvez o usuário não o veja, por estar fora da área principal de conteúdo da tela (antes do filtro)

Enfim, queria saber quem de vocês já teve situações parecidas ou já viram algo parecido, e como isso foi resolvido.

Espero que tenha me expressado bem, qualquer coisa podem perguntar.

Desde já agradeço imensamente a atenção de todos!

Abraços!

--
luciano rodrigues | web designer
http://www.lucianorodrigues.com