aifia-pt - [AI] RES: Definições de termos em telas

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Simone Reis" <smauricio AT dba.com.br>
  • To: 'Arquitetura da Informação (em Português)' <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] RES: Definições de termos em telas
  • Date: Thu, 13 Mar 2008 14:23:37 -0300

Obrigada pessoal.

Vocês como sempre me salvando!

Abs,
Simone Reis

De: Christiane Melcher [mailto:chrismelcher AT gmail.com]
Para: smauricio AT dba.com.br; Arquitetura da Informação (em Português)
Assunto: Re: [AI] Definições de termos em telas

Simone,

Acho que título em tela tem que ter um certo padrão para todo o sistema e ser de fácil entendimento pelo usuário, assim como para sistemas de busca.

Geralmente você tem telas de uma possível manutenção como "incluir, alterar e excluir" e outras telas de consulta. As vezes até tem dois tipos de inclusão ou até mesmo funções como consultar/alterar/excluir juntas na mesma tela. Logo eu penso assim, se você tiver outras telas que o título no infinitivo pode não ser tão intuitivo, assim como existem telas com essas funcionalidades agrupadas e também telas com outras consultas, talvez a saída seja colocar "inclusão de xpto". Acho importante colocar o que se está incluindo, tornando algo mais específico. Ou até "Manutenção de XPTO", que explica mais o módulo, no caso de várias etapas que nem todas são de inclusão. Aí, na tela você coloca o título de qual parte exata está.

Ao meu ver, quando você faz um padrão de títulos para telas de sistemas de uma mesma empresa, acaba que os casos são tão parecidos que você terá várias telas com "incluir", por exemplo e em outras talvez não consigam seguir o verbo no infinitivo. Sendo assim, talvez o "inclusão de xpto" possa ajudar a padronizar os termos.

Agora, se for algo isolado de um padrão ou menor, concordo que o "incluir xpto" seja melhor que "inclusão".

Vale lembrar que em muitos sistemas, as vezes para chegarmos de fato a uma "inclusão", temos que passar por uma consulta antes em várias telas/passos. Será que fica intuitivo colocar "incluir" em uma desses passos anteriores de um módulo de inclusão que vc tem consulta/passos antes mesmo de incluir? Vale a pergunta.

O que posso te dizer que em sistema essa é uma pergunta que sempre todos fazem e questionam!!

abç,
Chris Melcher