aifia-pt - Re: [AI] [Spam] Re: Kindle: Amazon´s new wir eless reading device

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Frederick van Amstel" <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] [Spam] Re: Kindle: Amazon´s new wir eless reading device
  • Date: Mon, 26 Nov 2007 11:10:28 -0200

> Puft! Mp3 players chegaram no mercado pra quebrar tudo, fizeram um
> sucessão. Resolveram um problema que todo mundo que curte ouvir
> música com mobilidade tinha e era um problema óbvio, um cd cabe
> 750mb, um ipod 80gb, tem mais espaço, eu preciso de mais espaço,
> então comprarei, bem óbvio, para todos.

Olha, não tão óbvio assim. Quem está acostumado com o CD Player,
dificilmente vai querer um MP3 Player a não ser que seja forçado a
isso. Um amigo empresta um CD com arquivos em MP3 e você tem que ouvir
no desconfortável PC ou seu disco rígido está cheio de músicas que
você baixou em redes P2P e nunca ouviu.

As pessoas são, em geral, conservadoras. Se acostumam com uma
tecnologia a ponto de não perceberem suas limitações. Novas
tecnologias, para a maioria das pessoas, são ameaçadoras. Exigem novos
conhecimentos, desafiam o status quo (ex:seu filho pode passar a ser o
controlador do som da casa porque você não consegue mais operar seu
dispositivo de música ambiente) e propõe novos modos de produção e
consumo.

> Já com livros, alguém aqui tem problemas com livros? Eu pessoalmente
> não tenho problemas com eles e não conheço ninguém que tenha(nunca
> ouvi ninguém reclamando), o Kindle veio para agregar mais funções
> ao livro, funções que talvez a maioria não ligue, não sinta
> falta.

Eu amo livros, mas tenho alguns problemas sim. Livros são pesados para
carregar pra onde vamos, demora para encontrar onde parou a leitura,
as notas interrompem a leitura, é extremamente difícil voltar a um
trecho já lido e etc..

Novas tecnologias podem superar essas contradições, mas também trarão
com elas outras contradições. O que define se uma tecnologia obterá
sucesso mercadológico é se ela consegue superar as contradições que
estão mais em evidência no cotidiano das pessoas.

- Será que as pessoas tem espaço nas bolsas para levar livros grandes?
- Será que as pessoas tem oportunidades para ler por mais de 10
minutos seguidos?
- Será que o grau de concentração na leitura pausada é menor?
- Será que as pessoas sentem vontade de comprar livros em qualquer
lugar que estejam?
- Será que a disponibilidade de conteúdo gratuito na Web desencoraja a
compra de conteúdo?

Estas são algumas das perguntas que a Amazon deveria ter feito antes
de projetar o Kindle e que me parece que não foram feitas.

Como vários citaram nessa discussão, a Amazon está testando o produto
no mercado. Escolheram uma metodologia de pesquisa muito cara.
Projetar um produto, divulgar, distribuir e suportar custa muito mais
caro do que pesquisar o cotidiano e propor protótipos.

Me espanta que ninguém tenha observado isso ainda numa lista de
Arquitetura da Informação.

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR