aifia-pt - Re: [AI] Kindle: Amazon´s new wireless reading device

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Daniel Ribeiro" <danielmeloribeiro AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Kindle: Amazon´s new wireless reading device
  • Date: Sat, 24 Nov 2007 17:37:07 -0300

Bom, acho que nenhum de nós aqui realmente pensa que o livro vai
desaparecer com aparecimento de dispositivos como o Kindle.

O que eu acho interessante nessa discussão é a convivência das formas
tradicionais e digitais de suporte da informação. O livro certamente
perdeu um pouco da sua hegemonia como difusor do saber e da cultura,
mas isso não indica que será substituído tão cedo. Se pudesse ser
substituído, o livro já teria desaparecido.

O surgimento dessas novas interfaces não eliminam as anteriores, pelo
contrário, a indústria editorial permanece relevante. Por outro lado,
os gadgets introduzem novos comportamentos culturais para lidar com a
informação.

Nosso foco como arquitetos, no meu entendimento, deve estar voltado
justamente para identificar esses movimentos para pensarmos sempre em
propostas mais adequadas de navegação e organização da informação.

A pintura não desapareceu com o advento da fotografia, que também não
desapareceu com o surgimento do cinema, que também não desapareceu com
a televisão e o vídeo. O livro está aí, e tais invenções (como o
próprio Kindle), só reforçam o poder da mobilidade e a intensiva
intimidade das interfaces computacionais em nosso cotidiano (quem já
teve a oportunidade de brincar um pouco com o Iphone já sentiu isso de
maneira muito evidente), mas, no entanto, sem a pretensão de engolir o
hábito de ler no papel.

Daniel