aifia-pt - Re: [AI] Especialização em design de interação - BH

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Fabrício Marchezini" <fabriciomarchezini AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Especialização em design de interação - BH
  • Date: Mon, 19 Nov 2007 17:51:25 -0200

Eu havia respondido diretamente ao Gustavo, mas acho que pode ser
interessante pra mais gente, então segue a minha opinião:

---
Respondendo à sua pergunta quanto à pós em design de interação da PUC
Minas: estou bastante satisfeito. O curso tem feito com que uma série
de coisas que eu já vinha estudando informalmente – como métodos e
técnicas de pesquisa e avaliação, ciclos de vida de design de
interação, prototipação, etc. – fizessem sentido juntas. Ou seja,
estou descobrindo como e quando cada coisa deve ser aplicada de forma
sólida.

Gosto também dos professores. São bem abertos à comunicação, mesmo
fora de sala, cobram a participação de todos e têm experiência
acadêmica e prática.

Outra coisa que me agrada bastante ao fazer o curso é poder conviver
com outras pessoas interessadas em design e usabilidade, o que
enriquece e torna o aprendizado mais fácil.

Claro que nada é perfeito. Talvez por ser a primeira turma, eles ainda
precisem ajustar um pouco a ordem e o conteúdo das disciplinas pra que
o curso fique mais fluido.

O livro utilizado na primeira parte (Design de Interação: além da
interação humano computador) também não é excelente, mas acredito que
eles tenham escolhido por ser o mais abrangente que há com tradução
para o português. Apesar disso, são fornecidas referências e artigos
complementares em todas as disciplinas, o suficiente para nos deixar
bem abastecidos de material.

É isso. Qualquer dúvida, só falar.

Até mais!

--