aifia-pt - [AI] Teste dos borrões e usabilidade

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: lista AT pixall.com.br
  • To: wduse AT lists.10minutos.com.br
  • Cc: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: [AI] Teste dos borrões e usabilidade
  • Date: Thu, 25 Oct 2007 15:46:55 -0200

Olá Lista!

Não sei se já comentei por aqui sobre minha metodologia de estudo na
área de usabilidade, mas para quem ainda não sabe, eu tiro um dia na
semana somente para estudar psicologia.

Pois bem. Hoje dentre meus estudos estava lendo sobre o psiquiatra
suíço, Hermann Rorschach, o criador daquele famoso testes das
manchinhas(são mostradas manchas para o "sujeito" e ele interpreta
da forma que bem entender, as manchas são sempre as mesmas porém a
forma de interpreta-las varia).

Logo pensei em usar esse sistema(conheço um bocado, minha mãe é
Analista de RH, formada em psicologia) na seleção dos usuários que
utilizo em meus testes de usabilidade com usuários, não sozinho, mas
como um complemento.

O que vocês acham da idéia, conhecem alguém que já teve essa
idéia ou sou o primeiro maluco?

abraços!

--
Jonas Felipe