aifia-pt - [AI] RES: Sobre o foco no usuário

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Elisa Volpato (Arquitetura - SP)" <elisa.volpato AT agenciaclick.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] RES: Sobre o foco no usuário
  • Date: Thu, 25 Oct 2007 14:50:44 -0300

Marcelo,

Não entendi a sua dúvida. Você acha que as pessoas da lista usam clichês demais e que, por isso, a discussão não evolui?
Concordo que não vale a pena utilizar um conceito se ele for vazio, mas também não acho que é o caso de prescindir dos conceitos que são importantes em nossa área, certo? :)

Mas respondi aqui (tá, eu quase nunca respondo) foi para dizer que concordo muito com a Andressa e com outras pessoas que estão neste thread. Já trabalhei só com testes, e agora que migrei para a arquitetura sinto muita falta de ter contato direto com usuários, com a gente que realmente vai usar o site que estou fazendo. Principalmente quanto o produto com o qual estou trabalhando não faz parte do meu mundinho.

É assim: eu sou uma usuária experiente de sites de comparação de preços, de coisinhas de dona-de-casa e de internet banking. Mas não faço idéia do que é importante em sites de carro, por exemplo. Por um lado, o distanciamento é bom, porque me força a aprender sobre o assunto. Por outro, sinto que é necessário tomar cuidado redobrado para não reproduzir meus preconceitos sobre o assunto no trabalho que vou fazer. A cor do estofamento seria um fator muito importante para mim, mas será que é para todo mundo? Daí eu faço um benchmark. Mas será que os exemplos da concorrência são mesmo bons? Será que não estão todos viciados num modelo que não faz sentido para quem vai usar o site? É aí que sinto muita falta de pesquisa.

Beijos para todos. Menos para o Cassiano.

Elisa Volpato
Criação - Arquitetura de informação
55 11 3759.3751