aifia-pt - Re: [AI] RES: RES: Impacta hoje :-)

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Jean Boechat" <listas.boechat AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: Re: [AI] RES: RES: Impacta hoje :-)
  • Date: Tue, 16 Oct 2007 15:14:11 -0200

jonas,

depende do ponto-de-vista, meu jovem. =^)

até onde eu sei, em primeiro lugar os mapas devem sempre estar na frente do observador para que eles possam ser vistos. =^D

mas, tirando a brincadeirinha, vamos aos fatos!

mapas podem ser vistos de cabeça pra baixo, mas para serem entendidos, são necessários pontos-de-referência.

a existência dos pontos cardeais são um bom exemplo que ajudam a posicionar o mapa para um melhor entendimento.

mas voltando ao caso...

no caso dos dois mapas apresentados, o seu e o da impacta, não há referência de norte.

mas, especificamente em relação ao mapa da impacta existem pontos muito bons de referência.

por exemplo, além das referências das ruas, existe a referência do metrô santa cruz, que já é perfeita para entender o mapa, mesmo sem ser um grande conhecedor da área.

enfim, convenções são importantes sempre, mas bom senso é essencial, tanto para quem faz como para quem analisa.

abraços,

jean, um apaixonado por mapas, guias e etc.