aifia-pt - Re: [AI] RES: Protótipos navegáveis em PDF

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Uso Design" <drops AT usodesign.com.br>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] RES: Protótipos navegáveis em PDF
  • Date: Thu, 9 Aug 2007 23:38:57 +0200

Box and Arrows rules!

Os protótipos-exemplo são bem interessantes, hein?!

Muito convincentes... tem que ver isso em larga escala, um site todo
para ver como fica no dia-a-dia.

Eu tentei fazer WF navegáveis usando o InDesign (uma amiga fazia isso
na OneDigital, na época, quis repetir a experiência). O InDesign
gerava os pdf com todos os links no final, mas o custo das atualização
era alto. Para mim manutenção/versionamento de wires pode ser um
problema maior que a criação deles. Em sites de grande porte o arquivo
de InDesign fica bem pesado... Claro, InDesign não foi desenhado para
fazer wires, mas fazendo com cuidado, dividindo o site em grupos de
arquivos correspondente às areas, pode "funcionar".

Visio ainda me pareceu mais eficiente para o contexto (por conta das
bibliotecas de stencils - mesmo me irritando muito com o uso as
vezes). Já vi uns pdfs da Make Magazine (http://www.makezine.com/)
usando um módulo que permite colocar arquivos 3D no documento de forma
que você pode interagir com o desenho dentro do pdf: girar a peça,
expandir a perpectiva, coisas do tipo, mas nada como isso.

E usar um formato mais comum que o vísio é uma boa prática, acredito.
Imagino que outra pessoa com o Acrobat Professional deve conseguir
editar com facilidade. E qualquer um com o Acrobat Reader (free)
consegue interagir. Fino!

No Real eles usaram inDesign+PDFs, só que não era para wires e sim
para documentações, que têm outro ritmo... não sei se ainda usam.

Para protótipo navegáveis/interativos não tinha visto nada melhor que
o Axure... vejamos esses :-)