aifia-pt - Re: [AI] Livro

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Frederick van Amstel" <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Livro
  • Date: Wed, 8 Aug 2007 20:08:03 -0300

Oi Bernardo!

A Teoria da Atividade é o principal referencial teórico que tenho no
momento para o Design de Interação. É muito mais completa e aberta do
que a Psicologia Cognitiva tradicional, na minha opinião.

O problema é que ainda não foi feita uma transposição para dummies da
Teoria da Atividade. Ainda estou para ver o "The Design of the
Everyday Things" da Teoria da Atividade.

O livro que mais se aproxima disso é este que você apontou, porém,
ainda é muito teórico. Não tem nesse livro muitas indicações
metodológicas, apesar de que explica em linguagem fácil e confiável os
fundamentos da teoria.

Sugiro dar uma olhada nos capítulos gratuitos que estão na First Monday:
http://www.firstmonday.org/issues/issue12_4/kaptelinin/

Aqui tem alguns artigos em que trabalhei com as idéias do livro:

http://usabilidoido.com.br/participacao_verdadeira_na_origem_do_projeto.html
http://usabilidoido.com.br/agenciamento_mediado_e_implicacoes_eticas_para_o_design_de_interacao.html
http://usabilidoido.com.br/reconceitualizando_a_interacao.html
http://www.usabilidoido.com.br/fundamentos_para_o_design_de_interacao.html
http://www.usabilidoido.com.br/relacoes_entre_design_emocao_e_atividade_.html
http://www.usabilidoido.com.br/design_solucao_de_problemas_ou_mediacao_de_contradicoes.html

Um outro livro mais prático sobre Teoria da Atividade é o Tracing
Genres do Clay Spinuzzi:

http://www.amazon.com/Tracing-Genres-through-Organizations-Sociocultural/dp/0262194910/ref=sr_1_1/102-1269593-8487326?ie=UTF8&s=books&qid=1186614446&sr=8-1

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR