aifia-pt - [AI] List of nifty tools for drawing diagrams, charts and chart-flows

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Uso Design" <drops AT usodesign.com.br>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] List of nifty tools for drawing diagrams, charts and chart-flows
  • Date: Sun, 5 Aug 2007 18:28:49 +0200

Já teve um debate sobre o tema aqui. Achei que podia interessar:

http://www.alvit.de/blog/article/nifty-tools-and-tutorials-for-creating-diagrams-charts-and-chart-flows

*

Minha experiência me levou a acabar usando o Visio. Não acho que é o
ideal, mas foi a melhor solução quando um cliente (interno no caso) ou
outro profissional envolvido precisa fazer alterações no documento.
Todos usavam PCs, a empresa tinha licença de uso, então o Visio acabou
saindo mais barato que o axure. Criei umas bibliotecas no Visio com os
stencils de objetos de interface comuns aos sites da empresa, coloquei
no servidor. Quem quisesse copiava.

Tentei até criar no Visio uma forma consistente de animar os passos de
interações mais complexas (usando show and hide layer functions) como
vi num artigo uma vez... não rolou. Acabavamos produzindo wires de uma
mesma página repetidas vezes para simular a interação.

Axure é bem bom para produção de protótipos em HTML. Vi aqui na lista
alguém até dizendo que a empresa mudou o fluxo de trabalho para
incorporar o axure. Experiência interessante, não? Eu mesmo usei
pouco.

Para frilas e projetos onde o cliente não precisa alterar os
documentos ele mesmo, uso (bem feliz) o OmniGraffle. Limpo, boa
manutenção de bibliotecas. Meu predileto. Sobre compatibilidade
Omni-Visio: é baixa. Quando o Omni abre os arquivos Visio em formato
xml, os objetos vem como uma imagem, perdendo os magnetos e o poder de
edição dos labels. Ou seja, não rola.

Uso o windows no Paralls só para rodar o vizio, caso precise.

Abraços

Bernardo.

  • [AI] List of nifty tools for drawing diagrams, charts and chart-flows, Uso Design, 08/05/2007