aifia-pt - Re: [AI] metodologia de prototipagem

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Amyris fernandez" <amyris AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] metodologia de prototipagem
  • Date: Sat, 4 Aug 2007 17:18:33 -0300

Lais,

A questão dos protótipos é bem mais complexa que protótipos em papel ou RP, ou baixa / alta fidelidade do protótipo.

As questões sempre são relativas a cada projeto: se há tempo, dinheiro, gente disponível e para que queremos isso, afinal das contas.

Tenho ministrado palestras há alguns anos sobre o tema e tenho trabalhado com isso nas mais difertentes situações: poucos recursos ($, gente e tempo), com mais recursos, mas sem nenhuma idéia de como tirar proveito de cada protótipo e de cada teste feito com os protótipos.

Ao longo dos meus 25 anos de experência profissional já vi de tudo (off e on-line, wireless and so on)!!!

Projetos são mal gerenciados de muitas maneiras (fora do prazo, fora do escopo, fora do budget), mas isso só acontece por uma razão: falta de visão de negócios aliada à falta de visão gerencial, com olhar só para o lado técnico.

Cada técnica de prototipagem tem suas vantagens e desvantagens e só um gerente experiente e firme sabe a hora de usar uma ou outra.

Nenhuma é perfeita, nenhuma é a melhor. Todas são excelentes e perfeitas se forem usadas com acertividade e visão de resultados.

abs,

Amyris Fernandez, Profa.Dra.