aifia-pt - Re: [AI] Acessibilidade web - É essas horas que eu mandaria o Flash pra...

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Horacio Soares" <horacio.soares AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Acessibilidade web - É essas horas que eu mandaria o Flash pra...
  • Date: Thu, 2 Aug 2007 16:01:36 -0300

Legal que tenha gostado do vídeo Thiago...

Marcus, a partir da versão MX é possível fazer arquivos SWF um pouco
mais acessíveis, levando-se em conta que antes o flash era totalmente
inacessível.

Veja esse tutorial: http://www.webaim.org/techniques/flash/

Não é lá muito trivial e é necessário alguns testes e ajustes, mas
pelo menos funcionou com o JAWS nesse pequeno flash que fiz para um
cliente Português cego:

http://www.campinferias.com/

Assim como o HTML, é possível aplicar no flash algumas técnicas de
acessibilidade como o alternative text, longdesk, tabindex, etc... mas
existem diversos problemas, e para piorar, a maioria das técnicas
funcionam apenas no Windows com IE...

O Flash MX utiliza uma tecnologia proprietária chamada Microsoft
Active Accessibility (
http://msdn.microsoft.com/library/default.asp?url=/library/en-us/dnacc/html/msaa.asp
) para mandar mensagens aos "ledores de tela" como o JAWS, uma vez que
o Flash não fala diretamente com os "ledores"...

Ainda não é possível fazer um site em flash totalmente acessível, e
portanto, devemos usá-lo com cuidado e sempre com fonte redundante em
HTML.

Abraços,

Horácio
.