aifia-pt - Re: [AI] Vaga para Arquiteto de Informação

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Fabio Palamedi" <fabio.palamedi AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Vaga para Arquiteto de Informação
  • Date: Fri, 20 Jul 2007 16:23:58 -0300

Ola Vagner, tudo bem?

Vou dar a minha opinião sobre isso.

Vc esta equivocado? Não sei dizer exatamente.

Eu entendo que, justamente por (apesar de nós, sabermos o que é AI) o mercado não sabe exatamente o que quer, e normalmente, as empresas tem necessidades muito especificas, e quanto mais especifica as necessidades, mais dificil de encontrar um profissional adequado.

Apesar de saber criar documentações e executar quase todos os processos de um Ai, nunca mexi com ontologia, folksonomia entre outros. Ja conheço excelentes arquitetos, que mandam incrivelmente bem com isso, mas tem dificuldades quando os projetos oferecem muitas barreiras de implementação e desenvolvimento, (o que para mim, ja não é dificuldade nenhuma =) pois tenho um backgrond de tecnologia e desenvolvimento). Não que um não saiba fazer o que o outro faz, mas, é que cada empresa/agencia/softhouse tem suas necessidades e metodologias próprias, e o profissional vai se adaptando a elas. Eu mesmo, tive uma experiencia muito especifica de E-Gov, e tive que aprender todas as diretrizes com relação a usabilidade, W3C e tudo o mais, mas isso foi  muito especifico. Não creio que para ser um bom AI hj, vc precise dominar regras de acessibildiade e padrões web, principalmente, porque as vezes, vc tem que fazer o que o cliente (comercialmente falando) quer, e não o que é adequado ser feito.

Um exemplo legal, é o lance da usabilidade. Ok, um AI tem que saber e manjar bem de Usabilidade, mas, não creio que isso seja realmente imprecindivel..ja que, isso podemos dizer que são coisas  completamente diferentes (arquitetura de informação = ciencia da informação e usabilidade e UI = IHC, Cognição Humana, etc). Particularmentess acho isso do cenário Brasileiro. Ja discuti esse tema diversas vezes com o Guilhermo e com o Gil. La fora, os papéis são muito bem definidos, tanto que, na maior parte de material de apresentação made in USA, vc pode ver profissionais como "UserInterface Engenieer" , "Usability Analist" entre outros de nomes igualmente bacaninhas xD.

Então, tirando de lado o teste de usabilidade, que caberia a um analista de usabilidade fazer, pois a formação dele é especifica para isso, e dreanweaver e html que tambem não são atribuições do cargo (normalmente, vc tem um ou outro software que ja gera protótipos navegaveis, mas ja fazer wireframe e depois implementar isso que ja seria atribuições  de profissionais de Userinterface) creio que as atribuições são bem pertinentes a um AI. =)

ps.: Se falei alguma besteira, por favor me corrijam...=)
E vc, o que vc acha desse perfil, e o perfil do seu novo desafio? Creio que, vc tem mais skills, que o novo cargo pede, não é mesmo? =) E qual sua expectativa com relação ao seu novo desafio?

[],s
Fabio Palamendi