aifia-pt - Re: [AI] Vaga para Arquiteto de Informação

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Vagner Pontes <vagpontes2004 AT yahoo.com.br>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: Re: [AI] Vaga para Arquiteto de Informação
  • Date: Fri, 20 Jul 2007 15:03:03 -0300 (ART)

Amigos AIs,

meu nome é Vagner Pontes, sou bibliotecário, trabalho com arquitetura a um bom tempo. Alguns já me conhecem, atualmente estou na equipe web do site do Inmetro. No começo da semana, meu gerente, Leandro Cianconi, colocou a seguinte vaga:

Vaga para Arquiteto de Informação
Data de divulgação: 17/07/2007

Descrição:
Profissional para atuar na Equipe Web do Inmetro (www.inmetro.gov.br),
 na gestão do sítio externo e Intranet desta Instituição.

Funções:
 - Organização do conteúdo continuamente gerado pelas diversas áreas.
 - Especificação dos modelos de navegação.
 - Especificação dos requisitos dos procedimentos de recuperação da informação.

Competências:
 - Elaboração de wireframes (e outros métodos de prototipação)
 - Padrões do Governo Eletrônico
 - Acessibilidade WCAG e eGov
 - Boas práticas de usabilidade (cartilha eGov e boas práticas W3C, entre outros)
 - Teste de Usabilidade
 - Avaliação Heurística de Interfaces
 - Vocabulário controlado
 - Tesauro
 - Taxnonomia
 - Folksonomia (Tagging)
 - Ontologia

 Fluência digital:
 - Capacidade de lidar com novas tecnologias
 - Domínio de ferramenas Office (MS ou software livre) - essencial PowerPoint
 - Experiência com ferramentas de gestão de conteúdo
 - Ferramentas de fluxograma (MS)
 - HTML e Dreamweaver

 Formação:
 - Desejável Biblioteconomia
 - Caso atendenda aos requisitos, podem ser outras como: comunicação, design

Expediente: 8 horas diárias, segunda à sexta.
 Contratação CLT: Salário + benefícios
Contatos e currículos para Leandro Cianconi -
lcrodas AT inmetro.gov.br

Esta vaga (este perfil), enquadra o arquiteto nas rotinas de classificação, indexação e consequente recuperação da informação, sem restringir a função do AI ao design de interfaces. Ponto fundamental também para nossa atuação.
Essa pessoa que o Inmetro está procurando, para ocupar o meu lugar (vou encarar um novo desafio em outra empresa) precisa estar antenado a todas essas rotinas que listei acima.
O QUE VCS ACHAM DESSE PERFIL? Estou muito equivocado quanto a esse perfil que procuramos e que me enquadro também?
Comentem, acho que essa discussão será de grande valia para todos nós. E para quem se interessar nos envie o currículo.
Obrigado e desculpe pelo texto loooongo. <-_->

Vagner Pontes

Flickr agora em português. Você cria, todo mundo vê. Saiba mais.