aifia-pt - [AI] OFF TOPIC: Master na Europa/Holanda

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Uso Design" <drops AT usodesign.com.br>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] OFF TOPIC: Master na Europa/Holanda
  • Date: Tue, 10 Jul 2007 19:28:59 +0200

André, vou te responder na lista porque acredito que pode interessar a outros.

Quem achar que está muito OT, pare de ler nesta frase, porque o e-mail
ficou grande.

Quem quiser mais informações (se eu puder responder) fique a vontade:
bschepop AT usodesign.com.br.

Desde 2002 venho pesquisando possíveis mestrados em Interaction
Design. Gostei mais desses...

- Interaction Ivrea (http://www.interaction-ivrea.com/en/index.asp):
deixou de ser o que era. Hoje foi englobado pela Domuns Academy
(domusacademy.it) e saiu de Ivreia (a cidade). Está baseado em Milão.
O curso é (ou era) caríssimo: 25.000,00 € anuais, mas nesse valor
estava incluído um semi-internato (em Ivrea), com acesso a tecnologias
avançadas, possibilidade de produzir protótipos de qualidade (nem toda
escola te oferece isso) e algum contato com cabeças da área como
Donald Norman, povo IDEO, entre outros. Concentraram muita informação
num curto prazo. Eles tem um pdf que vale a leitura
(http://www.interaction-ivrea.it/pdf/SymposiumFOID.pdf).

- Mecad (http://www.mecad.org/master_1en/index.htm): master mais
ligado a concepção de projetos interativos sem necessariamente se
preocupar com questões de usabilidade/ergonomia, AI ou mercado e meios
de produção. Mais voltado para o meio artístico o que justifica a
sedutora parceria com o ZKM (http://on1.zkm.de/zkm/e/). Quando olhei o
curso custava para europeus (eu tenho passaporte) 8000,00 € por ano.

- Royal College of Art
(http://www.rca.ac.uk/pages/study/ma_interaction_design_171.html). A
produção é impressionante, mas não pesquisei a fundo por conta dos
custos de vida em Londres. Impossíveis para mim, um "sem bolsa que
vendeu a mãe para pagar isso aqui".

- TU/e (http://w3.tue.nl/)*: curso mais técnico e muito ligado a
técnicas de teste com o usuários e outra investigações do tipo (eles
tem esse escola dentro da TU/e: http://fp.tm.tue.nl/jfschouten/).
Julgando pela produção científica é mais teórico. Devo visitar a TU/e
em breve para investigar possíveis eletivas, ai vou ter uma visão mais
clara do curso, te atualizo. Acabei não me inscrevendo por conta da
documentação que exigiam. Não tive como pagar pela tradução oficial de
TODO o conteúdo programáticos de TODAS as matéria que cursei (mais de
500 páginas a serem traduzidas, impraticável!).

- TUDelft (http://www.tudelft.nl/)**. Minha opção. Master em Design
for Interaction, sob o departamento de engenharia: Industrial Design
Engineering. O IDE oferece ainda outros dois mestrados, todos no campo
do design: Strategic Product Design e Integrated Product Design.

As preocupações com comportamento de uso e interação vão além das
interfaces point-and-click, mas não vi nada que se aproximasse
especificamente de Arquitetura de Informação ou Ciência da Informação.
Eles têm muito contato com empresas, bons laboratórios (é uma escola
técnica) e acesso a meios de produção. Muitos dos projetos finais são
desenvolvidos junto a empresas, como foi o caso do da Isabel.

Para citar algumas linhas de pesquisa que mais me chamam a atenção na TUDelft:
- Product Functionality and Experience;
- Product Intelligence;
- Transparent Interfaces;
- Intelligence in Products;
- Modeling the user and context in Intelligent Products;
- Product Advantage and Market Acceptance of Intelligent Products;

Me disseram que você pode montar o foco do seu mestrado como quiser,
puxando eletivas de diferente fontes, mas como pode ver pelas linhas,
é tudo feito do ponto de vista do Design. Qualquer curso de mestrado
na holanda é subisidiado pelo governo holandes custando para europeus
2000 € ao ano (o que foi o mais barato que vi entre os países que
pesquisei).

Também fui aceito no Media Tecnology de Leiden*** que me colocou muito
na dúvida por um tempo. Gosto muito da possibilidade de experimentar
interações sem necessariamente preocupar com questões de mercado ou
sistematizar testes de uso. Talvez num doutorado :-). Conheci o curso
através do projeto Globe4D
(http://www.youtube.com/watch?v=wZT3rPAcIhA) e assim que recebi o
telefonema da escola, como já tinha chegado aqui, resolvi visitar. Tem
mais liberdade criativa e gostei muito dos dois professores que
conheci, mas na visita achei a escola bem desorganizada. Minha mulher
vai fazer um mestrado lá e está sofrendo com a bagunça burocrática
deles. Se ainda estivéssemos no Brasil, resolver os impasses
burocráticos seria bem dificil. Vou fazer uma eletiva lá sobre em
Criative Research, mas decidi ficar com a TUDelft mesmo.

Links:
*http://w3.tue.nl/en/services/csc/study_information/masters_programs/human_technology_interaction/
**http://www.tudelft.nl/live/pagina.jsp?id=464f8370-4ac1-40b0-afc3-fd8594980ff4&lang=en
***http://postgraduate.leidenuniv.nl/programmes/msc_media_technology.jsp

Ufa, abraços.

PS - 1999 foi firmado um tratado onde uniformiza o sistema de créditos
europeu pretendendo facilitar o intercambio de cientistas (para brigar
melhor com os EUA em produção científica). Isso fez com que a maioria
dos mestrados passassem a ser ministrados na lingua inglêsa. Todos que
investiguei são ensinados em inglês, seja na Holanda, Espanha ou
Itália. Vi poucos mestrados em língua nativa. Só casos muito
específicos: Literatura Holandes é ensinado em Holandes, claro.

  • [AI] OFF TOPIC: Master na Europa/Holanda, Uso Design, 07/10/2007