aifia-pt - Re: [AI] Indicação de curso

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Amyris fernandez" <amyris AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Indicação de curso
  • Date: Tue, 13 Mar 2007 20:03:22 -0300

Olá a todos da lista,

Ministro aulas de Usabilidade e IHC com foco em Design de Interação, conceito relativamente novo aqui no Brasil.

O I-Group e eu nos unimos para criar um curso único e que traz uma série de benefícios para quem tiver a oportunidade de frequentar as aulas, a saber:
- A idéia do curso é dar instrumental teórico e prático para quem participar.  Quem fizer vai saber como fazer e por que está fazendo aquilo.  Assim, se alguém perguntar por que, depois do curso, vc preferiu usar um certo número de usuários para um teste e não abriu mão disso, vai ter como discutir.
- Uma boa parte dos profissionais que trabalham com usabilidade ainda acham que Usabilidade tem a ver com "realizar tarefas da forma mais simples e que dê mais prazer". Alguém aqui joga games?  Nem sempre o que é mais simples é o que diverte mais...pelo menos em jogos.  Então a regra tem de ser vista pelo ponto de vista de negócios e não de regra imutável....Isso vc aprende com a gente, mão na massa, com base teórica sólida.
- Nesse curso tratamos de todas as técnicas que integram o usuário ao processo de desenvolvimento de interfaces ao longo desse desenvolvimento....Entào, quem fizer o curso não vai ver só Usabilidade e o teste, mas outras técnicas de observação das quais pouco se fala: Task Analysis, contextual inquiry, entre outros.
-  O foco da Usabilidade da qual falamos no curso não é Arquitetura de Informação é Experiência do Usuário.Primeiro, a idéia é mostrar que Ai está dentro de IHC e que, definitivamente, não são a mesma coisa.  Por outro lado, ensinamos a perceber que a experiência do usuário não é simplesmente ficar satisfeito por ter conseguido chegar ao final, mas é muito mais que isso.  Ensinaremos os participantes a definir e medir isso.

Esse é o meu compromisso como consultora e profissional de treinamento na área.

Atenciosamente,

Amyris Fernandez  (hhtp://games.itu.dk/people)

Amyris