aifia-pt - Re: [AI] AI sem hipertexto?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Fabio Santos Palamedi" <fabiosp AT rgm.com.br>
  • To: "Arquitetura da Informa��o (em Portugu�s)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] AI sem hipertexto?
  • Date: Fri, 5 Jan 2007 10:52:35 -0200

Ola =)

Bom, concordo com o que o Guilhermo mencionou no primeiro mail, sobre
"limitar" a nossa area de atuação, valendo-se da visão unica baseada na
biblioteconomia. Acredito que AI vai muito alem de categoriazação e
classificação de Informação, segundo Wurman.

O Luiz Agner, citou no livro dele, que eu concordo : "Na midia informatizada,
a arquitetura é de interação, alem de informação." Se formos considerar esta
visão, acredito que ja deixariamos de lado as questões de Biblioteconomia e
somando a estas, outras visões, para dar forma a outro meio.

Me lembro bem, de uma das reuniões da célula, que a Matina, propos que,
experimentassemos aplicar AI, fora do contexto digital, o que me lembrou
muito, a apresentação de Adam Polansky, onde ele menciona que todo processo
de desenvolvimento, incluem basicamente tres atividades, sendo elas : Ideia,
Planejamento, e a Construção. Ele afirma que, o trabalho do AI, é encontrar
meios, para interligar e contextualizar as tres atividades, fazendo uam
espécie de "ponte".

Alias, a apresentação e a idéia de Polansky, foge bastante do mundo
"digital", e ele tenta trazer a AI, para fora do contexto do "digi-mundo", o
que na minha opinião, conseguiu sem muito esforço.

Eu acredito, que esse conceito, tambem se aproxima muito do conceito de
Design de Interação, mas não conflita com ele, pois, o design de interação,
esta na fase "idéias", ou seja, o designer de interação, ainda esta se
perguntando, e tentando entender, como que determinada solução,
ajuda/facilita/resolver o problema de um usuário. Então, para mim, isso fica
perto da minha realidade profissional hoje.

Como meu conhecimento sobre Biblioteconomia não é amplo, talvez, esteja
"viajando", mas creio que somente manipular a informação (como citou o
Guilhermo) como catalogar e classificar, não é o bastante. Por isso que citei
a visão de Polansky. =)

Para quem quiser dar uma olhada na apresentação, o link
é:http://www.iasummit.org/2006/files/91_Presentation_Desc.ppt

[],s
Fabio Palamedi