aifia-pt - Re: [AI] Práticas de Design de interação para 2007

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Frederick van Amstel" <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Práticas de Design de interação para 2007
  • Date: Fri, 22 Dec 2006 11:01:24 -0200

No IHC 2004 a palestra do Bannon foi fantástica. Ela foi baseada em outro
artigo
dele que vale a pena ler:

Ei, eu estava lá também. Foi a partir dela que comecei a me interessar
por Design de Interação. Acho que no intervalo conversei contigo sobre
as pesquisas em TV digital.

Não tinha visto esse paper do Bannon. Muito interessante. Também estou
fazendo essa migração e tem sido muito difícil abandonar os velhos
discursos.

Hum, não sei se entendi bem qual a sua dificuldade, mas aqui vai um artigo que
achei interessante para ver a aplicação de alguns conceitos de TA para
orientar
o design:

The Usability of Everyday Technology — Emerging and Fading Opportunities
MARIANNE GRAVES PETERSEN, KIM HALSKOV MADSEN, and ARNE KJÆR
Aarhus University

http://portal.acm.org/citation.cfm?id=513667

Não li o artigo (não tô na universidade), mas pelo resumo me parece
mais um típico estudo baseado em Teoria da Atividade que foca na
descrição de contextos de uso. Em se tratando de Usabilidade, faz todo
o sentido, pois essa é uma área que foca na análise.

Minha dificuldade é com a criação. Como projetar com o referencial da
Teoria da Atividade? Como fazer a ponte entre teoria e prática?

O máximo que vi até agora foi a checklist da Nardi para analisar atividades.
http://www.slis.indiana.edu/faculty/yrogers/act_theory2/

O que estou procurando é um framework para a atividade projetual.
Ainda não pesquisei muito na corrente de Computer Suported Cooperative
Work, mas acho que lá deve ter algo pra mim.

Por enquanto meus rabiscos chegaram nesse esquema:
http://usabilidoido.com.br/o_dominio_do_design_de_interacao.html

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR