aifia-pt - [AI] Agradecimentos e ainda dúvidas

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Daniela Macário <dmacario AT faac.unesp.br>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: [AI] Agradecimentos e ainda dúvidas
  • Date: Tue, 19 Sep 2006 23:53:52 -0300

Pessoal, agradeço a atenção de todos.
Olá Agner, não sabia que você fazia parte deste grupo (estou adorando seu livro viu).
Estou tecendo considerações sobre as dicas que vcs me enviaram.

Na verdade, o site que pretendo aplicar o card é o:
www.fundec.edu.br

é o site da instituição onde leciono.

Quem me deu a dica de trabalhar com o card sorting foi a profa. Cláudia Mont'Alvão (PUC-Rio) num congresso em Bauru.
Contei pra ela, e vcs vão poder conferir no site, sobre a minha preocupação com o site. Muito poluído, pouco visitado pelos alunos, muitas informações. Ela sugeriu que eu trabalhasse com ele ao invés de buscar outro site que não tivesse muito contato comigo, desta forma, estarei contribuindo com a instituição através dos resultados do meu projeto de mestrado.

Reuni 16 alunos e pretendia ou ainda pretendo aplicar o método. O site já existe, mas aqui no interior não há profissionais capacitados para compreender, analisar e principalmente criar home pages, sites, etc. Faltam estudos.
Gostaria de contribuir com o meu projeto, entendem?

Comecei o meu trabalho estudando usabilidade e vim parar no card.
Não há estudos sobre arquitetura de informação, aliás, penso que, os webdesigners nem sabem o que é isso. É um ato de copiar e colar constante. Não há estudos com os usuários, etc.

Penso que já que o site é existente, posso aplicar o sistema fechado, realmente não vou avaliar, mas tentar melhorar o acesso as informações e consequentemente a usabilidade da home.

Conhecendo um pouco mais sobre o meu projeto, o que sugerem???
Posso, através de questionários, ou mesmo de um sistema baseado no card, tentar criar uma metodologia própria de re-organização das informações, de acordo com os usuários?

Abraços a todos e obrigada.
Daniela Macário

Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru
Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC