aifia-pt - Re: [AI] RES: RES: AI... ai, ai: APERTEM OS CINTOS, O EDITOR SUMIU

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "FERRAZ Gonçalo" <goncaloferraz AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] RES: RES: AI... ai, ai: APERTEM OS CINTOS, O EDITOR SUMIU
  • Date: Fri, 2 Jun 2006 10:30:32 -0300

Boas, Cassiano.

A grande confusão acontece no uso do termo "mídia", pois media é o
plural de meio, e que "mídia" só existe em português do Brasil. Em
todas as outras línguas são usados os termos originais: "media" e
"medium", ou meios e meio de comunicação. Os meios possuem Veículos,
aqueles que distribuem as mensagens.

Não vejo problema algum em 'agasalhar' :) termos estrangeiros, mas
"prés" seria bastante estranho, desquetope é outro exemplo, raffe
(rough), leiaute (afh), etc, pois perde-se por completo a origem e
evolução da palavra e do léxico. Um exemplo engraçadíssimo dessa
evolução pela fonética é a lingua galega
[http://gl.wikipedia.org/wiki/Linguaxe], que parece ser até meio guei.
Vale uma espiada e a leitura de pelo menos um parágrafo.

A mídia de campo fica muito confuso com toda essa bagunça
terminológica, saca!? Como seria o melhor uso? Média, numa leitura
fonética. Mídia, lido em inglês! Ou meios, em português. E a confusão
de significação, decorrente da primeira confusão: a revista não é
"mídia", mas um suporte do meio impresso. Uma revista específica é um
veículo. Os uebssáites estão no meio digital. Um website específico,
Webinsider, é um veículo do meio digital.

A questão do canal pode não encaixar realmente aqui, pois busquei nas
teorias dos modelos de comunicação, do processo de comunicação, aquele
no qual temos os ingredientes mensagem, fonte, codificador, etc et al.

Bueno, só queria tentar esclarecer o ponto da questão que acho tão relevante.

Saudações.
Tirs!
Cambio.

Gonçalo

On 6/1/06, Cassiano > Matriz [listas] <listas AT matrizmkt.com> wrote:

On 5/31/06, FERRAZ Gonçalo ...wrote:
> ...imagino que os termos Imprensa e Media se confundem por uma
> questão tecnonológica e cultural... termo mídia ... ridiculamente
utilizado...

Gonçalo,
Muito legal sua conceituação, a idéia de "canal' é um dado a mais.

Tenho a impressão de que toda imprensa é uma mídia mas nem toda mídia é
imprensa. A revista da loja de surf Star Point é uma mídia, um veículo de
mídia; a Trip é imprensa. *Ambas* precisam da consciência de um editor para
não virarem um catálogo publicitário.

Historicamente, imprensa tem o peso da opinião política, mesmo que for pela
irreverência. Acho que é essa a diferença que conta.

Ah, e tem também o peso da palavra escrita... A versão online do Wall Street
tem tanta carga política quanto a versão impressa. Já o âncora da CBS pode
falar o que quiser que ninguém liga...

Mas, puxa, não seja tão malvado com nossa querida língua portuguesa, e nossa
capacidade de agasalhar palavras estrangeiras... Acho que o mundo poderia
usar o termo "press" como "imprensa" sem problemas, não? :)

abs.,
Cassiano