aifia-pt - Re: [AI] RES: RES: Acessibilidade e usabilidade.

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Guilhermo Reis" <reis AT guilhermo.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] RES: RES: Acessibilidade e usabilidade.
  • Date: Mon, 15 May 2006 01:04:52 -0300

Fabio,

Há uns 3 anos fiz uma pesquisa sobre acessibilidade e na época achei a recomendações do W3C muito completas (http://www.w3.org/WAI/). O que eu achei interessante é que eles abordam a acessibilidade em 3 dimensões:

 - Usuário: a pessoa tem alguma deficiência (cega, daltônica, surda, problema motor, etc.)
 - Equipamento: o equipamento que a pessoa usa tem alguma deficiência: Ex: uma pessoa normal usando um micro sem caixa de som esta surda para o website. Ao imprimir um texto em uma impressora preto e branco você tem os mesmos problemas que um daltõnico. Se no futuro inventarem um browser falado para navegarmos na internet enquanto dirigimos, você não terá uma tela para enchergar, logo estará cego.
  - Situação: A situação/ambiente onde o equipamento está sendo utilizado tem alguma deficiência: Ex: Se bate muita luz na tela do micro (e isso é comum em um caixa eletrônico) você não consegue ler direito. Se você usa o computador em um ambiente com muito barulho você não ouve.

Com isso o que o W3C mostra é que a acessibilidade também pode ser aplicada a pessoas comuns, sem necessidades especiais.

Outra coisa legal para você fazer e que é específica para deficientes visuais. Existe no mercado alguns browsers especiais para esse tipo de deficiência. O mais famoso é o Virtual Vision (http://www.micropower.com.br/dv/vvision/index.asp). Esses browsers possuem um sintetizado de voz que lê as páginas do site.
Arrume uma cópia desse browser, instale no seu micro e tente navegar em um site com o seu monitor DESLIGADO, ou seja, sem ver as imagens projetadas na tela. Eu já fiz essa experiência uma vez e devo dizer que fiquei com muita pena dos deficientes visuais. É muito dificil navegar na web só por voz, mesmo em sites preparados para isso.

Abraços,