aifia-pt - Re: [AI] RES: Acessibilidade e usabilidade.

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "edson rufino" <edson.rufino AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] RES: Acessibilidade e usabilidade.
  • Date: Thu, 11 May 2006 12:09:53 -0300

olá fabio,

entendo perfeitamente sua preocupação.  o termo deficiente é realmente pejorativo, e além de reduzir o indivíduo a sua deficiência diz que ele é pouco ou nada eficiente em relação aos outros.  contudo, o termo pessoa com deficiência esclarece que trata-se de alguém com uma diferença, mas de maneira nenhuma incapaz ou menor que os outros.  a bibliografia do sassaki traça um histórico dos termos que já foram utilizados pra definir estas pessoas que sofrem tanto com o descaso da sociedade.

abraço!