aifia-pt - Re: [AI] Apresentação - Anderson Riedel - DF

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Beto Campainha" <bbetus AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Apresentação - Anderson Riedel - DF
  • Date: Mon, 20 Feb 2006 12:27:40 -0300

Olá pessoal,

Saio do silêncio para responder a pergunta do Luiz.

Também sou ".gov", de Manaus. Mais especificamente da Secretaria de Comunicação da Prefeitura (www.manaus.am.gov.br) . Sou graduado em Computação e, assim como o Anderson, já trabalhei no SERPRO. Estudei jornalismo, publicidade, sou blogueiro de coração e estou iniciando este ano uma pós-graduação em Comunicação e Mídias Digitais. Minha meta posterior é um Mestrado na área de usabilidade ou Arquitetura da Informação. Estou participando desta lista para sentir melhor em que área me encaixo.

O que me atraiu na área de AI foi o perfil multidisciplinar, que parece-se muito com o meu perfil. Na verdade, sempre me senti um alienígena nas empresas onde atuei, por não me satisfazer em nenhuma das áreas de atuação. Faltava algo que integrasse todos os conhecimentos, de forma macro. É um alívio saber que estamos caminhando rumo à "formalização" do que eu esperava como profissão ou área de conhecimento.

Nosso portal vive um momento inicial, eu diria pré-embrionário. Como a maioria dos portais públicos, foi lançado em 2005 primeiramente para apagar o incêndio de democratizar a informação, com uma estruturação empírica. Não há muito foco na usabilidade e a própria equipe de tecnologia resiste a priorizar esta característica essencial.

Há também muita confusão sobre quem define o que. Existem designers tanto na Secretaria de Tecnologia como na Secretaria de Comunicação, atendendo a determinações distintas. Como consequência, não há respeito aos padrões, um verdadeiro choque de competências. Aos poucos, vamos inserindo aqui e ali alguns conceitos, até criar-se uma cultura de usabilidade, afastando o foco na burocracia da instituição e direcionando a estrutura aos interesses do cidadão.

Alguém mais passa por estes problemas na gestão pública?

Confesso: a briga é feia. Mas somos perseverantes :)

Abraço a todos,
Beto Campainha