aifia-pt - Re: [AI] Tag cloud

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Wellington Saamrin B. Alves" <well.saa AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Tag cloud
  • Date: Mon, 19 Dec 2005 09:58:24 -0300

O serviço Delicious também faz uso intenso dessa abordagem de navegação. Aliás o serviço foi comprado pelo Yahoo e os criadores devem ter garantido a herança de algumas gerações.

Não sei se todos conhecem o serviço mas vocês podem clicar nos links abaixo:

Página inicial
http://del.icio.us/

Minha conta no Delicious
http://del.icio.us/saamrin

Os bookmarks são marcados por tags e cada endereço pode ter várias associações de tags. Um filme como King Kong pode receber tags como Blockbuster, Movie, Premiére, Hollywood, Weta (estudio dos efeitos especiais), Remake e o que se quiser.

Baseado na relevância de pessoas que marcaram as mesmas tags é possível navegar por mais temas que atendam a mesma classificação você tenha interesse.

Bom, existe muito conteúdo na web falando melhor sobre o serviço Delicious e é claro que existem outros serviços semelhantes. Lembro do Digg.com mas podem existir outros que eu ainda não conheça.

Essa abordagem para mim é um divisor de águas em termos de organização de conteúdos.

Abraços a todos da lista