aifia-pt - Re: [AIfIA-pt] Ajudem-me a entender

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Pablo Ibarrolaza <ibarrolaza AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AIfIA-pt] Ajudem-me a entender
  • Date: Fri, 18 Feb 2005 16:55:11 -0300

Prezado Walter,

> [...]
> empresa para a qual trabalho. No momento estamos em fase de planejamento
> para desenvolvimento de um Portal. Começamos as reuniões e me deram a tarefa
> de fazer a arquitetura de informação inicial do portal, adequando o conteúdo
> de informação existente no site à estrutura de informação aprovada para o
> Portal. (Nós fizemos um diagrama com alguns conteúdos de informação para a
> aprovação do projeto portal). A idéia é que o Portal absorva o site.
>
> Eu tenho dúvidas quanto ao modelo de arquitetura de informação. A forma de

Garrett e um clasico
http://www.jjg.net/ia/
Tem a traducao feita por Livia
http://aifia.org/pt/translations/000332.html

Tambem podes testar utilizando o UML
http://www.uml.org/
Aqui tem uma ferramenta gratuita para fazer os diagramas UML
http://www.gentleware.com/products/descriptions/ce.php4

Tudo o que você apreendeu da Taxonomia nas aulas de biblioteconomia
será de muita ajuda para poder categorizar os conteúdos

Tem alguma duvida pontual ?

> Tenho dúvidas tb quanto a categorização do conteúdo.
>
> Alguém tem um modelo que possa dar vazão as minhas idéias, livros que possam
> indicar para nortear o meu trabalho? Trabalhos acadêmicos, enfim material
> informativo sobre o assunto.

http://www.boxesandarrows.com e gratuito

Edward Tufte custa caro mas vale muito a pena
http://www.edwardtufte.com/tufte/books_vdqi

Na biblioteca de Terra Forum tem excelentes artigos sobre Taxonomia e Portais
http://www.terraforum.com.br/lib/pages/map.php

Abraco,
Pablo