aifia-pt - [AIfIA-pt] Re: A Usabilidade Compensa

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Irapuan Martinez <ira AT hypergraph.com.br>
  • To: Alexandre Castro e Silva - Usability <alexandre AT usability.com.br>, Arquitetura da Informação em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Cc:
  • Subject: [AIfIA-pt] Re: A Usabilidade Compensa
  • Date: Tue, 14 Sep 2004 02:50:52 -0300

At 17:00 13/9/2004 -0300, Alexandre Castro e Silva - Usability wrote:
E sabe quem eles vão escolher? O Exchange. E por um motivo simples: Usabilidade. Concluíram que o Collaboration Suite tem todas as vantagens, menos a essencial: só os engenheiros da empresa vão conseguir usar. A Microsoft tem lá seus problemas, mas não é a empresa que mais investe em Usabilidade no mundo à toa. E a Usabilidade, ao contrário do crime, compensa.

Usabilidade é relativo. Não creio ser errado confundir usabilidade com intuitividade. Logo, a intuitividade pode brotar de três lugares:

1) Semelhança da interface com algo que o usuário já tenha familiaridade
2) Indicação precisa da função dos elementos
3) Clarividência

Bom, vamos excluir este terceiro. Sobra dois. O primeiro, diz respeito a padronização de elementos. O segundo, a simplificação ou a boa documentação.

Quando vou usar Gnome ou KDE, apanho com frequência. Essas interfaces não são usáveis ou sou eu que estou bitolado no Windows? Afinal, minha longa experiência prévia com uma ferramenta diferente bitola minha familiaridade.

Logo, a experiência prévia do usuário influencia o que é usável ou não. Como o Windows monopoliza o mercado, de certa forma ele acaba definindo um padrão de interface que o mercado se habitua. Qualquer coisa diferente, por mais simples e intuitiva que seja, por ser diferente irá eventualmente complicar.

Há um estudo (http://www.relevantive.de/Linux-Usabilitystudy_e.html) que diz que num universo de usuários sem experiência prévia, o Linux KDE se saiu tão bem quando o Windows XP, em testes de usabilidade. Veja bem, o universo eram de pessoas sem experiência prévia com nenhuma das interfaces. Neste ambiente "asséptico", o KDE deu provas que é usável.

Logo, as ferramentas da Microsoft são de fato mais usáveis ou a empresa estabeleceu um padrão de interface?