aifia-pt - Re: [AIfIA-pt] Ballmer: Tecnologia para organização , classificação e busca de informações vai explodir nos próximos três anos.

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Daniel Gotilla <dgg AT gotilla.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AIfIA-pt] Ballmer: Tecnologia para organização , classificação e busca de informações vai explodir nos próximos três anos.
  • Date: Mon, 07 Jun 2004 02:14:14 -0300

> Irapuan Martinez:
Consta-se que o Google está trabalhando numa solução de busca local para arquivos - ou seja, vai brigar com a Microsoft no quintal dela.

Quando o Google lançar este programa pecisará convencer os usuários a
copiar e instalar o software em seus computadores. Para fazer dinheiro
com isso o Google precisa incluir o AdSense no serviço; será que a
empresa conseguirá convencer os usuários a deixar que eles escaneiem o
computador para oferecer publicidade personalizada? Se a Google me
oferecer um GFile com 100 GB para eu guardar meus arquivos no computador
deles, talvez eu até deixe eles lerem meus arquivos. Caso contrário, acho difícil. A Microsoft só precisará convencer os usuários a digitarem
outro endereço na hora de fazer as buscas na internet. Isso se a empresa
não decidir incluir um link para a busca no MSN no Longhorn ou até mesmo
em uma 'atualização' via Windows Update.

O MSN Search até dias atrás, ao pesquisar por "Linux", listava em 8º o endereço Linux.org. Os primeiros resultados eram links patrocinados e um afrontoso link que ensinava migrar de soluções abertas para soluções da Microsoft.

Concordo que a atual busca do MSN está longe do Google. Mas a nova busca
irá substituir a atual. Não será uma evolução iterativa.

De qualquer maneira, está claro que a Microsoft está bastante atenta à questão da "organização, classificação e busca de informação".

Se cuidarem dessas coisas como cuida da segurança - outra questão atentada por ela - nenhum concorrente precisará se preocupar.

Quando decidiram entrar no mercado do Netscape não tiveram dificuldade.
Nem no mercado do WordPerfect e muitos outros. O RealAudio continua
perdendo mercado para Windows Media Player. Me parece que o quesito
segurança parece ser a exceção que comprova a regra.

Só se discute até o momento soluções puramente tecnológicas.Até que ponto estes mecanismos tecnológicos de indexação de informação vão conseguir substituir o trabalho humano de classificação? O quê que vocês acham?

Eu tenho um robô aqui - O Popfile. Ele tria minha correspondência, identificando spam numa taxa de acerto de 99,5%. Uma coisa que iria me consumir horas por semana fazendo, ele faz automaticamente, sem eu precisar por a mão.

Não é questão se um dia robôs organizarão as informações - elas já fazem isto. Googlebot que o diga.

Essas são coisas bem diferentes. O PageRank se apoia em clasificação
humana para gerar seus resultados. Quanto mais pessoas criam páginas com
links apontando determinado site como referência para um assunto, mais
peso isso tem no ranking do Google. Especula-se que a principal razão
por traz da compra do Blogger pelo Google foi compreender este fenômeno
que conseguia ter um impacto tão grande nos resultados das buscas.
Agora, como transferir isso para a organização de fotos em um computador
doméstico? Quantas pessoas gastam tempo separando as fotos que tiram,
dando títulos, atribuindo palavras chave, etc.? Sem isso em quê o
software do Google ou o Longhorns se apoiarão? Tecnologia de
interpretação de imagens? Pode ser. Mas mesmo que consigam 'entender' as
imagens, sons e outros arquivos, como organizá-las da maneira que cada
usuário quer? Não sei, acho que por melhor que sejam os mecanismos ainda
precisarão de muita ajuda nossa.

abraço,

Daniel