aifia-pt - Re: [AIfIA-pt] Globo Media Center

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informao (em Portugus)

  • From: "Frederick van Amstel" <frederick AT dcdois.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AIfIA-pt] Globo Media Center
  • Date: Thu, 13 May 2004 10:42:56 -0300

> a primeira coisa a morrer foram justamente os icones.
> descobrimos que o usuário não entendia aquilo tudo.
> era complicado. não era intuitivo. não funcionava.
> virou um vicio. tudo virava icone...

Deu errado porque ícones servem melhor para delimitar ações
(funcionalidades) do que conteúdo, ou seções de websites. Aplicações se
beneficiam de ícones quando todos eles tem uma mesma linguagem. Quanto maior
o número de ícones, mais difícil manter essa consistência. Acredito que esse
tenha sido uma das razões da falha no caso da Brastemp e não o conceito de
ícone. Não podemos ostracizar uma técnica só porque deu errado em alguns
caso específico.

Este blog analisa o sucesso e insucesso de ícones e outros 'widgets'
diariamente, é uma leitura bem agradável:
http://www.eleganthack.com/widgetopia/

> complicado representar graficamente o que é uma integra.

Um ícone não precisa representar literalmente a ação, a ligação pode ser
mais sutil, mas claro, lógica.

Eu começaria tentando uma sequência de três quadradinhos interligados e
translúcidos. Poderia também ser simplesmente um * ou um + (caso não tivesse
sido já usado no menu colorido do lado esquerdo). Pelo que entendi o "na
íntegra" significa que é o programa da TV inteiro né? Então, o ícone poderia
ser uma televisão e o rótulo "programa completo" ou "programa inteiro".
Íntegra é uma palavra ambígua, pode signficar completo mas também séria,
confiável (este último é o significado mais empregado). A primeira impressão
que tive foi que os vídeos "na íntegra" representassem uma sequênciade
matérias sobre o mesmo assunto, como se fosse o mesmo que "cobertura
completa".

---

Outra coisa que percebi agora no caso dos rollovers lá no catálogo de
vídeos. Se houvesse um vão entre cada uma das caixas seria possível alternar
entre o thumbnail e a descrição. Do jeito que está, se eu desejo alternar,
sou obrigado a rolar sobre outro thumbnail e aí vem outras informações que
não tem nada a ver, enfim, ruído.

.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR
¶ ...''''''''''|| www.usabilidoido.com.br/fred/
.
ICQ 60424910 / MSN van_amstel AT hotmail.com
. blogueiro www.usabilidoido.com.br
. jornalista www.flashmasters.com.br
. colunista www.webinsider.com.br