aifia-pt - [AIfIA-pt] Usabilidade de Newsletter

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Alexandre Castro e Silva - Usability" <usability AT usability.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AIfIA-pt] Usabilidade de Newsletter
  • Date: Fri, 7 May 2004 13:43:26 -0300

Usabilidade de Newsletter

Quem trabalha com mídia online, conhece o Blue Bus. Leio diariamente e
assino o newsletter há anos. É indispensável. O newsletter, porém, tem um
erro de usabilidade sério e bastante irritante.

Primeiro, vem o tagline: "Blue Bus todo mundo le". Beleza.

Depois, um blurb auto-promocional que acho meio desnecessário, mas que
também não me incomoda: "Este boletim e distribuido para mais de 18,000
usuarios cadastrados ativos 3 vezes por dia (manha, tarde e noite)"

A seguir, o link: "Leia agora - http://www.bluebus.com.br";, e as próprias
manchetes.

Enfim!, o usuário pensa. É aqui que eu quero chegar. Ele lê todas as
manchetes avidamente e fica interessadíssimo em ir ao Blue Bus saber mais.

E cadê o link? Não tem.

Há mais um blurb, "Blue Bus, audiencia 100% formadores de opiniao e
tomadores de decisao", e o único link visível é para a seção de cadastro,
caso eu queira modificar ou cancelar minha assinatura: "Voce está recebendo
este email porque se cadastrou em BB. Para alterar seus dados, cancelar o
serviço ou ler a politica de privacidade de Blue Bus, entre em
http://www.bluebus.com.br/cadastro.frm";

A Questão do Fluxo

Interfaces devem indicar um fluxo de navegação ao usuário. Mesmo que existam
dezenas de opções a seguir, a empresa tem que saber, claramente, qual é a
opção que ela deseja que o usuário siga e qual opção a maioria dos usuários
quer seguir. No melhor dos mundos, elas serão uma só.

O que o Blue Bus mais deseja? Que depois de ler as manchetes, o usuário
clique no link e vá para o site.

O que o usuário, assinante voluntário da newsletter, mais deseja? Uma vez
aberto seu apetite pelas manchetes, ele quer clicar no link para ir ao site
e ler as matérias completas.

Convergência total. Não poderia ser mais perfeito.

Mas o link não está lá.

(continua...)

A versão completa, e ilustrada, dessa matéria está no meu blog

Usabilidade & Arquitetura da Informação
http://blogdeusabilidade.blogspot.com/