aifia-pt - [AIfIA-pt] Mestrado em AI em Michigan, EUA

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Livia Labate" <liv AT livlab.com>
  • To: AIfIA Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AIfIA-pt] Mestrado em AI em Michigan, EUA
  • Date: Mon, 9 Feb 2004 03:41:24 -0300

Recebi um email de uma colega que foi fazer o mestrado em ciência de
informação com especialização em interação humano-computador na Universidade
de Michigan -- para quem está procurando, vale ler algumas impressões:

: Quanto ao meu curso, pra mim acho que valeu muito! Nao sei ainda como
: vou usar tudo o que aprendi, mesmo porque preciso me "encontrar" ainda
: no ramo da consultoria. Mas o que vi aqui abriu os meus olhos pra
: muitas coisas. Ao mesmo tempo, acho que o curso e' um investimento muito
: alto de tempo e dinheiro mesmo pra quem quer trabalhar na area. Nao sei
: se vale a pena sair do Brasil so' pra isso. Eu vim acompanhar meu
: marido, que estava fazendo um MBA de 2 anos, e entao aproveitei pra
: fazer meu mestrado tambem.

O Masters of Science in Information (qualquer que seja a especialização) sai
por volta de US$13,000 por ano (dura dois anos), variando de acordo com o
número de créditos que você decidir fazer.

: Na verdade, eu nao vim fazer um curso de AI, especificamente. Procurei
: um curso de Human-Computer Interaction (HCI) e acabei vindo pra School
: of Information, aqui na University of Michigan. Achei esse programa
: excelente.

Para quem não conhece essa universidade e esse curso, você tem professores
como Louis Rosenfeld e Peter Morville (autores do famoso livro de AI
http://www.oreilly.com/catalog/infotecture2/), dentre outros (menos
populares no Brasil, porém do mesmo nível de excelencia).

: Acabei fazendo aulas de HCI/ AI e tambem umas materias
: relacionadas a library, que e' a origem da escola. Tambem tem materias
: de economia e psicologia. O lema da escola e' interessante: "Connecting
: people, information and technology in more valuable ways." Pra mim foi
: super valido porque eu fiz engenharia de computacao e minha formacao foi
: totalmente focada na maquina, sem nenhuma consideracao ao ser humano que
: a utiliza. Eu precisava ver a tecnologia por esse "outro lado". O site
: da escola e' www.si.umich.edu.

Existem quatro possibilidades de especialização: archives & records mgmt;
human-computer interaction (HCI); information economics, management &
policy; library & info services. Chutando o perfil das pessoas que costumam
juntar-se a esta lista, o HCI seria o mais popular. Tive a oportunidade de
conhecer a professora que coordena a especialização em library & info
services e também é bastante interessante, porém com uma grande tendência
para biblioteconomia. Você também pode montar seu mestrado a la carte
fazendo matérias em outras faculdades como a de administração, o que me
pareceu muito interessante para AI especificamente.

: Acho que o curso e' indicado pra quem ja' trabalhou um pouco em IT e
: quer aprender sobre diferentes ferramentas pra usar no futuro. Tem
: muita gente aqui que quase nao tem experiencia de trabalho. Acho que
: pra essas pessoas o curso e' um gasto de tempo e dinheiro. Eu acabei
: fazendo varias materias na Business School tambem (sobre IT management e
: organizational behavior). O ambiente academico e' bem interessante, da'
: pra ver muita coisa. E tem muitas outras materias que eu gostaria de
: fazer mas nao terei tempo.

É um pouco estranho para a realidade brasileira. Não é tão comum se fazer
mestrado logo saindo da faculdade quanto nos EUA, e em geral os alunos
brasileiros lá são aqueles que já estão no mercado e decidiram se atualizar
para melhorar de condições de carreira.

Felizmente tenho ouvido muitas conversas sobre novos cursos
aqui no Brasil. Darei mais detalhes quando eles se tornarem concretos... ;)

Cheers,

Livia Labate
Director, Asilomar Institute for Information Architecture
liv AT livlab.com | http://livlab.com | http://aifia.org

It's that time of the year again: IA Summit 2004!
http://www.iasummit.org Austin, TX, Feb 27-29, 2004.

  • [AIfIA-pt] Mestrado em AI em Michigan, EUA, Livia Labate, 02/09/2004