aifia-pt - RES: [AIfIA-pt] OFF mais e-learning

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Marcos Lavieri" <lavi AT lavieri.net>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: RES: [AIfIA-pt] OFF mais e-learning
  • Date: Thu, 18 Sep 2003 04:47:16 -0400

Olá a todos, é minha primeira mensagem na lista.

Primeiro, a apresentação básica e OFF-TOPIC:

Sou jornalista de formação, com experieência em várias redações, mas
em 1999 mudei de área e fui parar no BOL, antes mesmo do site entrar
no ar. Eu fazia parte da equipe de produtos, e uma das minhas
atribuições era cuidar da navegabilidade/usabilidade do site.
Paralelamente à minha equipe (formada por webmaster, designer,
redatores e editores) trabalhavam os programadores, DBAs etc. Aprendi
muito com esse pessoal da chamada "área técnica", mas cansei de tanto
empiricismo na hora de montar os sites do portal. Aí decidi que era
hora de voltar para a sala de aula.

Fiquei lá até agosto do ano passado, quando já havia tomado a decisão
de deixar o Brasil por um tempo para estudar e me aprimorar nos
conhecimentos teóricos sobre Internet (acompanhei com entusiasmo a
discussão de vocês pelos arquivos de julho). Acabei vindo para a
Austrália, de onde escrevo agora, e onde devo ficar até janeiro,
quando volto ao Brasil. Faço uma pós-graduação na área de Internet e,
por um azar tremendo, não vou fazer a matéria que me atraiu para a
University of South Australia, de Adelaide: Information Architecture.
Sei lá por qual motivo o curso foi cancelado. Mas entre os outros
cursos que estou fazendo (serão oito no total) está o relacionado com
o tópico dessa mensagem, E-Learning.

Posso acrescentar a essa discussão alguns conceitos que já desenvolvi
enquanto estou fazendo o curso e sugerir alguns links que colocarei no
fim da mensagem.

A tecnologia é a ferramenta para o ensino, o que realmente conta é o
método. Não é convertendo todo o material de um curso clássico para
html, vídeo ou qualquer outra coisa digital que poderemos considerá-lo
pronto para essa nova realidade. Sem um bom método de ensino, a
tecnologia é inútil.

Já há instituições norte-americanas usando a tecnologia como
ferramenta para a educação à distância no lugar dos clássicos cursos
por correspondêcia há um bom tempo, com resultados muito bons. A
diferença para nós brasileiros é que nosso sistema de ensino
privilegia a aula e não a leitura. Não somos um povo acostumado a
estudar por conta própria (não estou falando de autodidatas, mas de
ensino formal). Aqui na Austrália o estudante faz o que for para não
ir à Universidade. E os cursos são totalmente baseados em leituras.
Cada um lê o material, faz os trabalhos (não há muita prova, exame) e
consulta o professor quando necessário. Acho que é extremo, mas
funciona, estou vivendo uma experiência muito interessante esse ano,
lendo como um condenado, mas descobrindo uma forma diferente de
aprender.

E essa experiência me faz acreditar no E-learning porque vi que é
possível aprender sem ter de frequentar a Universidade, e com as
ferramentas corretas é possível até simular uma sala de aula. Mas tudo
depende de duas coisas: metódo de ensino e a participação de alunos e
professores. Vejo esse campo como um universo muito interessante para
os profissionais de AI e usabilidade (se é que dá para separar). Muda
o paradigma: aqui o usuários tem outros interesses, diferentes do
internauta que navega no UOL, Yahoo! e Google. Time spen on line é
diferente, acesso à tecnologia é diferente, conhecimento sobre
tecnologia é diferente.

Acho que me alonguei um pouco. Aqui vão alguns links:

What Does Research Tell Us About Technology and Higher Learning?
http://www.learner.org/edtech/rscheval/rightquestion.html

DISTANCE EDUCATION
http://www.aect.org/Intranet/Publications/edtech/13/index.html

Impacts of college-level courses via Asynchronous Learning Networks:
Some Preliminary Results
http://eies.njit.edu/~hiltz/workingpapers/philly/philly.htm#m0

[]s
Marcos Lavieri

  • RES: [AIfIA-pt] OFF mais e-learning, Marcos Lavieri, 09/18/2003