aifia-pt - [AIfIA-pt] Teoria / Repertório - Longo (Era: Excesso de técnica)

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Andre de Abreu" <andredeabreu AT terra.com.br>
  • To: "'Arquitetura da Informacao em Portugues'" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AIfIA-pt] Teoria / Repertório - Longo (Era: Excesso de técnica)
  • Date: Thu, 31 Jul 2003 17:53:21 -0300

Olá,

Primeiramente eu que devo me retratar, pois coloquei na sua boca
palavras que verdadeiramente não disse. Realmente me exaltei com o "a
teoria serve 'apenas'". Sorry :-)

Mas mesmo assim continuo discordando. Sim, existem dezenas de casos de
pessoas que não têm nenhuma formação e são excelentes, assim como
existem inúmeras pessoas com formação que são tão excelentes quanto as
sem.

>"'a teoria funciona muito bem como base para alguns argumentos junto
aos >clientes' e isso para mim, já é um puta trabalho em que a teoria
nos ajuda. >Eu mesmo uso muito como recurso em apresentações"

Com essa frase a impressão que tive foi de que não se deve usar os
conhecimentos teóricos no dia-a-dia da profissão ou que a teoria importa
mais para justificar trabalho do que para concebê-los. Acho que o cerne
da discussão da lista é repertório, seja ele vindo da vivência ou da
teoria (que são duas formas de tratar a mesma coisa).

Então, ao invés de falarmos de técnicos com prática e sem teoria,
poderíamos usar técnicos sem repertório, o que acham? E repertório é
obtido com formação cultural bastante sólida, que pode ser adquirida com
idas ao cinema, ao supermercado, ao teatro, andando no parque e, pq não,
fazendo MBA, mestrado, estudando, lendo. O que eu não concordo é
distinguir a teoria como se fosse algo separado do grupo gerador de
idéias formado por todos aqueles meios já citados.

No caso da criação em específico (e de leve para não fugirmos muito da
AI) existem pessoas que gostam de ter idéias passeando na rua, outras
preferem buscar idéias estudando o construtivismo russo. Não vejo
problemas em nenhuma das duas opções. Mas há de concordar que estudando
puramente Action Script não ajudará muito na concepção de uma interface
amigável e de fácil navegação. Para utilizar o ActionScript em favor do
usuário é necessário um repertório próprio que faça bom uso dessa
tecnologia ou, como alguns já citaram, alguém que tenha repertório para
indicar as direções para alguém que conheça estritamente AS.

Mas, pessoalmente, sou partidário que uma criação web (seja de design,
ai etc.) não nasce de idéias, e sim de conceitos e funcionalidade.
Quando o designer cria uma cadeira toda diferentona, não é pq ele teve a
idéia de fazer uma cadeira diferente, mas pq a cadeira diferente é mais
funcional para o usuário do que a tradicional. Acho que o mesmo vale
para a criação web.

Abraços,

Andre