aifia-pt - [AIfIA-pt] Navegabilidade

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informao (em Portugus)

  • From: "Livia Labate" <liv AT livlab.com>
  • To: AIfIA Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AIfIA-pt] Navegabilidade
  • Date: Mon, 28 Jul 2003 22:22:32 -0300

Anay mandou direto, mas retorno pra lista:
(Anay, para com isso pô, deixa o pessoal discutir também ;)

: alguns artigos encaixam a navegabilidade dentro da AI e outros que
: a encaixam dentro da Usabilidade. [...] nessa discussao sobre
: wireframes vc falou que jah envia para o designer o esquema de
: navegacao todo direcionado.

No que tange o nosso trabalho em si, acho difícil separar Usabilidade e AI
como coisas distintas. Quero dizer que, quando você está com a
mão na massa grande parte do que se faz pode ser considerado ambas as
coisas. Em um nível Macro no entanto, a separação é mais fácil.

Se você realmente precisar encaixar Navegabilidade em algum lugar, eu
começaria fazendo a seguinte distinção: Navegabilidade X Navegação.

Trocando em miúdos:

- Navegação, é tanto o intangível (o conceito de uma estrutura organizadora
de um conteúdo) quanto o tangível (a representação gráfica desta estrutura
por meio de rótulos representantes da categorização do conteúdo).A parte
intangível faz parte do trabalho intelectual da AI e parte tangível é o que
mostramos no final do processo de criação da navegação.

- Navegabilidade, é a facilidade de utilizar a navegação existente, ou seja,
o NÍVEL de dificuldade enfrentado para utilizar o hypertexto para ir de um
lugar a outro dentro de uma estrutura organizada. Não é algo "criado" como a
navegação (tangível) em si, mas uma característica inerente a esta
navegação.

É algo "mensurável" (por meio das técnicas existentes de análise de
usabilidade) por se apresentar em diferentes NÍVEIS. Navegabilidade afere
níveis/percentuais de facilidade/dificuldade de uso (não é uma simples
dicotomia, navegável ou não navegável).

Fez sentido ou eu compliquei? É apenas uma visão pessoal mais teórica.

Livia Labate
www.livlab.com | liv AT livlab.com