aifia-pt - [AIfIA-pt] Recaptulação AIfIA-pt

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Livia Labate" <liv AT livlab.com>
  • To: "AifIA-pt" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AIfIA-pt] Recaptulação AIfIA-pt
  • Date: Thu, 22 May 2003 03:07:45 -0300

Olá a todos,

Gostaria de dar as boas vindas aos novos membros da lista e aproveitar o
momento para fazer uma recaptulação. Como diria o esquartejador, vamos por
partes; e como diria o Arquiteto de Informação, 'depende', por isso, é bom
que mesmo os que estão na lista desde inicio leiam os pontos mais familiares
para perceberem o que mudou.

1. AIfIA:
O que ela pode fazer por mim e o que eu posso fazer por AI?

O Instituto Asilomar para a Arquitetura de Informação é a primeira
instituição internacional decidada à AI. Seu objetivo é a disseminação deste
campo de trabalho, incentivo à pesquisas e avanço da AI mundialmente, além
da formação de uma comunidade de profissionais da área.

Ela não tem fins lucrativos e é composta por voluntários, que estão
envolvidos em diversas de suas diferentes atividades. A AIfIA é mantida por
membros que pagam uma anuidade para sua manutenção operacional.

Uma vez que constatamos a falta de material sobre AI no Brasil e demais
países que falam português, é natural que nos voltemos para aqueles que
possuem a informação para aprendermos mais. A AIfIA pode dar suporte a esta
busca de informações e ajudar você a disseminar a AI localmente - isso é bom
para o campo como um todo, e é bom para você, que precisará vender o seu
trabalho.

Ainda não temos uma comunidade de profissionais desta área que esteja
realmente integrada em nosso país, porém, por meio da AIfIA,
podemos fortalecer os pequenos grupos existentes e alavancar nosso
potencial. Para tanto, participe desta lista e participe como voluntário nas
diversas iniciativas da AIfIA.

O seu envolvimento é improtante tanto para seu próprio sucesso profissional
quanto para a comunidade de AI brasileira, que apesar de ainda desconhecida,
já começa a mostrar um trabalho competente e de grande utilidade para a
comunidade de AI mundial*. Nossas ações tem o potencial de impactar
grandiosamente o futuro desta área. Aproveite a oportunidade de estar no
início do processo; sua contribuição é que dará forma ao futuro.

2. Arquitetura de Informação em Português

É desnecessário relembrar em detalhe que a natureza de nossa área de
atuação, embora fundamentada em diversas disciplinas bastante antigas, tenha
características bastante novas e que demandam constante atualização. A
grande dificuldade que encontramos é a escassez de material em nossa língua
para esse aprendizado. Isso se dá de diversas formas: falta de livros,
cursos, pesquisas, sites, etc. Porém lamentar não resolverá o assunto,
devemos mudar essa situação.

É, também, por demais simplista acreditar que devamos simplesmente aprender
Inglês para que isso aconteça. Apesar de pessoalmente me parecer essencial
falar mais de uma língua no contexto em que vivemos hoje, a língua não
deveria ser mais uma barreira para o aprendizado, em especial um aprendizado
tão dinâmico quando o da Arquitetura de Informação.

Converter material sobre Arquitetura de Informação do inglês para o
Português não significa apenas tradução, mas produção. Onde estão os
arquitetos de informação brasileiros? O que eles têm produzido? Me recuso a
acreditar a falta de informação reja um reflexo da falta de pessoas
envolvidas em atividades neste escopo de atuação; meu diagnóstico é que
estamos apenas dispersos. Precisamos fomentar a nossa comunidade, e isso se
dá por meio de canais como esta lista.

Assim, para que possamos produzir material localmente, é interessante ter
acesso ao que já foi criado, para que sirva de ferramentas para a produção
nacional. Nesse sentido foi criada a TIA (Translation of Information
Architecture), uma das iniciativas da AIfIA. Lá, representantes de diversas
línguas se propuseram a traduzir artigos sobre AI para suas línguas
nacionais, a fim de disseminar o campo localmente.

Esta lista é um dos filhotes daquele grupo. Aproveito o momento para
anunciar que em 1o de Junho de 2003, lançaremos o site AIfIA-pt, onde serão
mantidas as traduções para o Português. O objetivo é criar um ponto de
referência para o aprendizado de AI para profissionais falantes de
português. Se você possui uma boa compreensão da língua inglesa, peço que se
voluntarie para participar das traduções. Mande um email para liv AT livlab.com

3. AIfIA-pt
Esta lista de Discussão e o aprendizado de AI

Já ouvimos boas idéias sobre como podemos integrar nossa comunidade. E por
comunidade não quero de maneira alguma pensar em algo acadêmico, formal ou
estruturado em concepções que temos em outros meios. A idéia é construir
pontes. A maioria das pessoas que é realmente ativa nesta área é
auto-didata. Construindo pontes entre estas pessoas, podemos potencializar a
continuidade do nosso estudo.

Assim, a idéia de grupos de estudo online me parece muito apropriada.
Prometo organizar isto em breve para que possamos iniciar algo, porém, a
lista está aberta, falem! Qualquer assunto será bem vindo. Uma simples
pergunta. "O que é vocabulário controlado e que diferença isso faz para a
busca intra-site que eu preciso criar para o meu cliente?" Aposto que
podemos debater isso um tempão e aprender uns com os outros. Foi só uma
sugestão, é claro. Perguntas menos complexas são bem vindas. Mais complexas
também :)

Até em breve,

Livia Labate
www.livlab.com | liv AT livlab.com

REFERÊNCIAS:

Asilomar Institute for Information Architecture
http://www.aifia.org

Translation of Information Architecture
http://www.aifia.org/projects/wiki/index.php?page=TranslationProject

* Apesar de poucos, são muito bons :)
E estão listados aqui: http://www.livlab.com/ai

  • [AIfIA-pt] Recaptulação AIfIA-pt, Livia Labate, 05/22/2003