cc-br - Re: [cc-br] mudança de licença. PODE?

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: "André Nunes" <dede.mathias AT gmail.com>
  • To: "Creative Commons Brazil" <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] mudança de licença. PODE?
  • Date: Wed, 12 Dec 2007 13:35:29 -0200

Citando a nova campanha publicitária anti-pirataria:

"NÃO, NÃO PODE NÃO!"

Shame on you!

Este é um ponto crucial do licenciamento livre, ele é irrevogável e irretratável: licenciou uma vez, comprometeu-se para sempre.

Aproveito a deixa para clamar para que todos os que se interessam pelos movimentos de conhecimento livre que façam o máximo ao seu alcance para obterem informações adequadas sobre o que está acontecendo. Não podemos divulgar as idéias sem uma base sólida de informação sobre aquilo que nos propusemos a defender. O ideário livre é a base de todo o movimento e não pode ser jamais deixada para um segundo plano. Do contrário nós podemos acabar prestando um desserviço ao movimento, fazendo nascer um sentimento de "fui enganado" naqueles que conseguimos convencer a usar licenças livres, que posteriormente vai gerar uma má-fama ao movimento.

Quem não conhece suas liberdades a fundo, não tem como apreciar-lhes o valor e conseqüentemente as lança fora sem pensar.

Para entender mais não é preciso muito, algum tempo de wikipedia e buscas na net é suficiente para uma compreensão razoável do que está sendo discutido.

Por fim,  para que não fique apenas na minha palavra:

http://wiki.creativecommons.org/Before_Licensing

What if I change my mind?

This is an extremely important point for you to consider. Creative Commons licenses are non-revocable. This means that you cannot stop someone, who has obtained your work under a Creative Commons license, from using the work according to that license. You can stop offering your work under a Creative Commons license at any time you wish; but this will not affect the rights with any copies of your work already in circulation under a Creative Commons license. So you need to think carefully when choosing a Creative Commons license to make sure that you are happy for people to be using your work consistent with the terms of the license, even if you later stop distributing your work.

For some creators and/or licensors, this is not an important issue. If you are an amateur photographer, and you've just taken a cool picture of Mt. Fuji, there may be little risk to you if you decide to make it available under our freest license that reserves only the right of attribution. But if you're a musician who depends upon your music for your livelihood, you should think carefully before giving away commercial rights to your creative work. Many musicians have discovered that offering work for noncommercial use can be quite rewarding. But anything beyond that requires careful consideration. We all admire generous souls. But if you want to be generous, we want you to think carefully about it before you are
.

Apenas para esclarecer, isto é assim por um imperativo de segurança jurídica. Seria temerário deixar em poder do contribuidor revogar as licenças ou alterá-la a todo o tempo, já que o seu trabalho já esta difuso por inúmeras e incertas pessoas que muitas vezes não têm meios de localizar facilmente o contribuidor para saber se as licenças ainda estão válidas. Percebe-se também a importância desta cláusula até mesmo para que em última instância as licenças possam até mesmo funcionar como um incentivo à circulação do conhecimento.

abs,

André Nunes