cc-br - Re: [cc-br] cc para jogos educativos

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: Edmilson <fisico AT profedmilson.org>
  • To: Creative Commons Brazil <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] cc para jogos educativos
  • Date: Wed, 05 Dec 2007 19:13:00 -0200

Olá a todos

    O Bruno Magrani esclareceu a minha dúvida. Agradeço também a atenção de todos.

    Mas acho que devo explicar melhor o meu projeto:

    Bem, como eu já tinha dito sou professor. Dou aulas numa escola particular e em mais duas do estado, e como todos sabem o poder aquisitivo entre alunos do particular e do estado, são bem diferentes. Neste caso eu montei o jogo num arquivo PDF, assim os alunos podem fazer o download, imprimir, recortar e montar as peças e tabuleiro, para jogar.

    É possível também tirar xerox, e seguir os procedimentos para montar o jogar. Assim eu posso disponibilizar o jogo independente das condição financeira da pessoa.

    De acordo com o Bruno - "Art. 8º Não são objeto de proteção como direitos autorais de que trata esta Lei:
II - os esquemas, planos ou regras para realizar atos mentais, jogos ou negócios"

    E continua - "O que creio poder ser protegível e, conseqüentemente, licenciado em CC seria eventualmente a imagem ou desenho do tabuleiro."

    Fiquei pensando se é possível pegar um jogo de tabuleiro famoso como o "Banco Imobiliário", mudar o design das peças e tabuleiro, fazer algumas adaptações nas regras e distribuir.

    Claro que este não é o meu objetivo, mas se eu interpretei corretamente o artigo 8° citado acima, isso é permitido.

    Mais uma vez, agradeço a ajuda e assim que as regras forem formatadas, enviarei o link do meu jogo para lista.