aifia-pt - Re: [AI] Formulários Grandes e Tasks

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Bernardo Doré <berdore AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Formulários Grandes e Tasks
  • Date: Tue, 22 May 2012 10:39:34 -0300

Flávio,

o número de etapas deve ser adequado a tarefa. Um cadastro de currículo pode conter muitas informações e se o cara está procurando emprego o esperado é que ele se empenhe nesse processo.

Não existe um número mágico de etapas. Se você quebrou o processo em 9 telas permita que o usuário salve o progresso em qualquer etapa para que ele possa continuar mais tarde.

Faz muito tempo que usei um serviço de cadastro de CV online, minha própria experiência como usuário não ajuda muito aqui. Pelo que me lembro usei o Timaster e o Catho nas versões free. Acho que os processos eram mais curtos do que 9 etapas. Novamente, isso foi anos atrás.

A regra geral é que o processo deve sempre ser o mais rápido (e fácil) possível. 9 etapas pode parecer assustador em um primeiro momento. Eu tentaria reduzir. Eu não me preocuparia tanto com a altura do scroll mas sim com o tempo que cada etapa leva. A parte de cadastro de endereço, dados pessoais, etc, pode ser condensada em uma etapa só já que o usuário provavelmente sabe isso de cabeça e já preencheu um form desse na web alguma vez na vida. Os campos específicos do cv (formação, experiencia, etc) provavelmente levarão mais tempo para serem preenchidos.

A sua segunda pergunta é recorrente aqui na lista. O layout com o label alinhado à esquerda ou posicionado logo acima do campo são os mais indicados de uma forma geral. Procure o Web Form Design do Luke Wroblewski.

[]'s

Bernardo