Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - Re: [AI] Salário à combinar

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: Hélio Eduardo Lopes <helio1972 AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Salário à combinar
  • Date: Fri, 1 Apr 2011 13:21:24 -0300

Matheus

Acho que você é que não entendeu: o ponto de vista individual de alguém não é o único que importa... A sua maneira de ver as coisas não é a única. O prisma em The Dark Side of the Moon ñ aparece à toa...o que não falta é saírem cores diferentes, visões diferentes... Só vejo que o buraco é bem mais embaixo.

É muito bacana que alguém que tenha conhecimento das capacidades de um AI como você esteja hoje na posição de contratante, como você colocou. Quanto mais pessoas qualificadas e com a mente aberta (como você) estiverem numa posição de mudar as coisas devem mesmo mudar as regras. 

Mas o fato é que: A MAIORIA DAS PESSOAS NAS EMPRESAS QUE CONTRATA UM ARQUITETO DE INFORMAÇÃO NEM SABE DIREITO O QUE ESSE PROFISSIONAL FAZ!!! E por isso é tão difícil ter essa questão do salário tratada de uma maneira correta. E caímos na relação que citei anteriormente.

Nossa profissão é algo muito recente que, por ser multifacetada, pede o tal black belt que sugeriu. Mas aí pinta a dúvida no empregador: pô, mas eu nem sei direito se o que esse cara faz é bom mesmo... vou pagar 5, 6k por um cara assim?

O que vejo, e se estiver errado peço que me mostre, é que o mercado tá se aquecendo sim, mas inicialmente em SP (como tudo nesse país). Diferentes tipos de empresas estão passando a contar com AIs em suas equipes, mas ELAS NÃO SABEM QUASE NADA não só de nossas especialidades, mas da própria área de internet.

Sou oriundo da área de Marketing e te digo, pelo que já vi e já passei: a galera que decide as coisas não sabe PATAVINAS sobre nossa área de trabalho. Considera, na maioria das vezes, "aquele pessoal de TI" uns nerds estranhos que fazem os sites funcionarem. E agora estão tendo que contratar o "tal do AI", que graças a Deus as empresas de ponta estão começando a mostrar que é importante. 

Só que esse cara vai ficar dando pitacos e orelhadas no "Santo Plano de Marketing" que eles desenharam, sem entender nada sobre isso. Você sabe que a vida do AI não é fácil. Somos profissionais que deixam de ser chamados para reuniões estratégicas para depois termos que pensar no todo. É mole?

Só entendo que precisamos amadurecer - não como profissionais, mas como segmento profissional - para termos o respeito que médicos, advogados e outras profissões por aí já conquistaram. Mas o estágio em que se encontram os empregadores ainda é muuuuito despreparado para entender isso.

Enquanto isso, a parada vai ser no One to One. Vamos todos ralar por esse amadurecimento. 

abração e tudo de bom!

-- 
Hélio Eduardo Lopes
Arquiteto de Informação / Web Redator / Roteirista de HQs
21 8151.5727
@helio1972



Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page