aifia-pt - Re: [AI] Alternativa para o botão "Voltar" do navegador

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Matheus Neves <matheus.neves AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Alternativa para o botão "Voltar" do navegador
  • Date: Fri, 29 Oct 2010 15:43:03 -0200

Olá Ana,

O maior problema ao meu ver é uma questão que faz parte da arquitetura dos sistemas, conforme os usuários vão "navegando" em um site muita informação vai sendo gerada e armazenada em variáveis de sessões, ainda mais agora com tanto ajax o usuários muitas vezes nem trocam de página.

Quando é disponibilizado um link de voltar ele prevê esse comportamento do sistema e normalmente as informações não se perdem. Porém muitas vezes se o usuário clicar no "voltar" do navegador as informações se embaralham e o que é oferecido para o usuário vira uma lambança.

A empresa na qual trabalho trabalho realiza manutenção de um grande sistema corporativo utilizado por alguns milhares de pessoas e te digo, é o sistema que essas pessoas mais usam no dia-a-dia delas de longe, e mesmo assim, com um botão de voltar da aplicação, elas clicam no do navegador e ferram com o trabalho delas.

Mesmo depois de inúmeros treinamentos onde é explicitado que não se pode usar o botão de voltar do navegador, as pessoas ainda vão e clicam nele ao invés de usar o da aplicação.

Abraços,
Matheus