aifia-pt - [AI] Alternativa para o botão "Voltar" do navegador

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Ana Carolina I C Araujo <anacicaraujo AT gmail.com>
  • To: Lista Arquitetura da Informação <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] Alternativa para o botão "Voltar" do navegador
  • Date: Fri, 29 Oct 2010 15:31:51 -0200

Pessoal,

Nielsen diz que o botão "Voltar" do navegador é a segunda ferramenta de navegação mais utilizada pelos usuários da Internet (seguida apenas dos links), por isso este botão não deve ser escondido ou desabilitado.

No entanto, eu tenho a impressão de ter lido em algum lugar que o projetista deveria prover uma alternativa ao botão "Voltar" (por ex. na forma de link no conteúdo da página), para que os usuários não dependam somente da funcionalidade do navegador. Estou procurando algo neste sentido, mas não consigo encontrar.

Isso tem fundamento? Alguém tem referências (confiáveis) que confirmem isso?

Obrigada desde já,
Carol