aifia-pt - Re: [AI] AI e Cobit.

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Andre Malaquias <andre.malaquias AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] AI e Cobit.
  • Date: Fri, 17 Sep 2010 12:29:36 -0300

Bom dia Danilo e bom dia a todos.

Rapaz, tenho um seminário sobre Cobit hoje na aula e sua pergunta foi pertinente para esse momento.

De acordo com o as definições gerais na apostila do Cobit oficial em português fornecido pelo ISACA, não fica claro se a Arquitetura de Informação apresentada no Cobit representa ações mais voltadas para a arquitetura física, modelagem de dados e de segurança de dados, mesmo assim a presença do arquiteto nessa fase do processo é requerida a meu ver.

A descrição do processo PO2 diz que ao definir a AI deve-se satisfazer os seguintes requisitos do negócio de TI: ser ágil em atender os requisitos, fornecer informação confiável e consistente e integrar completamente as especificações nos procesos de negócio. Olhando para esses requisitos de negócio não dá para ver o arquiteto agindo, mas ainda nesse capítulo da apostila encontrará os Objetivos de controle Detalhados, entre outras especificações tem um esquema de objetivos e métricas que podem ser desempenhadas ou acompanhadas pelo Arquiteto, veja:

Em objetivos de TI:

· Otimização do uso da informação;
· Garantia de integração total de aplicações nos
processos de negócio;
· Resposta aos requisitos de negócio em alinhamento
com a estratégia corporativa;
· Criação de agilidade em TI.
Garantia da precisão da arquitetura da informação
e do modelo de dados

Em Métricas:

Percentual de satisfação dos usuários da modelo de
informação (por exemplo: o dicionário de dados é
fácil de ser usado?);
· Percentual de elementos de dados redundantes/
duplicados.
· Nível de participação da comunidade de
usuários.

Ainda assim sugiro (e isso serve para mim) estudar as recomendações da apostila.

Espero ter ajudado. E por favor, completem as informações que deixei de falar (ou digam se errei feio). Assim posso melhorar minha apresentação hoje. :-)

Apostila em português: http://www.isaca.org/Knowledge-Center/cobit/Documents/cobit41-portuguese.pdf

Grande abraço,

André Malaquias