aifia-pt - Re: [AI] Relatório Estratégico de AI

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Rafael Xavier <rafaelxavier AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Relatório Estratégico de AI
  • Date: Fri, 27 Nov 2009 10:23:34 -0200

Estou na mesma linha do Roberto...

Sou designer e hoje trabalho com analista web em uma multinacional de TI. Siglas como AI e UX não fazem parte deste contexto na maioria das empresas deste ramo mas ainda bem que algumas já mudaram isso (vide o último EBAI).

No meu caso, tento mudar a cultura de como são produzidos os projetos mas é complicado quando os gestores são antigos e com mais de 20 anos no mesmo emprego, ou seja, amarrado às tradições antigas de TI. Isso caiu como um pedra na minha cabeça quando fiz um curso de Gerência de Projetos na PUC-RJ e me fez mudar a estratégia sobre a importância de AI aqui dentro.

O que faço é explicar o ROI em AI/UX em cima dos constantes retrabalhos gerados por má definição de requisitos e péssima programação sem dar importância a interface. Por conta disso eu sempre participo do levantamento do projeto e a duras penas consegui que nada fosse pra desenvolvimento sem antes eu avaliar as funcionalidades, interfaces e casos de uso. Recentamente fizemos um paper prototype que depois foi para o PhotoShop. O case foi apresentado ao cliente, não teve ajuste e entrará em desenvolvimento em breve!

Como falou o Roberto, temos uma visão macro do projeto por atuar em diversas frentes o que eu acho ideal para AI. Todos os documentos de Caso de Uso, Regras de Negócios e Interface ficam documentados num servidor Clear Case onde todos tem acesso. Entregável específico de AI nós não temos, mas temos tudo documentado desde o levantamento, passando por interfaces, protótipos e finalmente a produção.

Abraços
Rafael Xavier