aifia-pt - Re: [AI] Relatório Estratégico de AI

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Fernando Lima <fernandolimajr AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Relatório Estratégico de AI
  • Date: Thu, 26 Nov 2009 09:52:18 -0200

Pessoal,

Antes de tudo preciso concordar com o Anderson Sales. É este tipo de tópico, iniciado pelo Agner, que tanto estava fazendo falta a meu ver.

Concordo, assim como o Bernardo e o Rafael, sobre uma abordagem estratégica multidisciplinar, ainda mais quando se trata de um projeto de grande porte (e aqui, cabe uma discussão pra esclarecer critérios). Eu só não seria tão determinista nem definiria tão nitidamente as atribuições do arquiteto de informação. Não querendo desviar do assunto principal, bem sabemos que atualmente o títudo do cargo "arquiteto de informação" abrange, quase sempre, mais do que arquitetura de infomação. Penso que o título deveria ser mais abrangente ou as equipes maiores e mais especializadas, mas esta parece ainda uma realidade distante.

Trabalhei com o Gino e posso dizer que um dos maiores esforços foi tentar influenciar no processo de desenvolvimento definido, com o objetivo de incluir as questões estratégicas e de planejamento. Isto já seria um grande passo. Subdividimos uma macro etapa Estratégia em diversos planos, de acordo com o escopo e particularidades do projeto, como plano de AI, Usabilidade, SEO, e assim por diante.

De qualquer forma, mesmo não gerando um entregável, adoto a prática de registrar todas as questões estratégicas que consigo.

Abs,

--
Fernando Lima
Experiência do Usuário